Cidades

Consulta pública sobre o Parque do Amanhã está disponível

Local onde ficará este parque é onde ficava o antigo lixão de Maceió, na Cruz das Almas

Por Valdete Calheiros – colaboradora / Tribuna Independente 02/11/2024 08h50 - Atualizado em 02/11/2024 09h30
Consulta pública sobre o Parque do Amanhã está disponível
Área do antigo lixão será transformada em espaço de convívio e lazer para a população: o Parque do Amanhã - Foto: Ascom Alurb

O projeto do Parque do Amanhã, da Prefeitura Municipal de Maceió, está com consulta pública aberta, com o objetivo de receber ideias e sugestões, além de saber a opinião da população a respeito. O local irá substituir o antigo lixão de Maceió.

Situado no bairro Cruz das Almas, o local já foi uma enorme montanha de lixo a céu aberto, acumulando 45 mil toneladas por mês e despejando cerca de 200 mil litros de chorume diretamente no solo e nos lençóis freáticos diariamente.

A Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) explicou que a gestão municipal pretende transformar a área em um local de convivência. “Somente após a consulta pública é que novas etapas devem ser iniciadas”, salientou.

O projeto do Parque do Amanhã surge como uma oportunidade para Maceió, com a criação de um jardim público, onde os elementos da natureza são predominantes e que se destina ao recreio, lazer e convívio.

A proposta do Parque do Amanhã como um espaço público visa transformar a área, permitindo que a população se aproprie dela, além de gerar um novo atrativo para a cidade.

Assim, o contato com a natureza pode proporcionar um sentimento de pertencimento, trazendo ainda diversos benefícios para a estrutura social e ambiental de Maceió.

Na década de 40, a região onde funcionava o antigo lixão era considerada suficientemente distante para receber os resíduos da cidade sem causar problemas, mas, com o tempo, tornou-se bastante urbanizada.

Após o fechamento do lixão e a implementação de ações de remediação, a área passou a ser valorizada, com a construção de vias públicas e grandes empreendimentos ao seu redor.

Objetivo é trazer contato da população com natureza

Ademais, o terreno do antigo lixão é cercado de um lado por empreendimentos comerciais, enquanto na frente há construções de residências de alto padrão.

Nos outros dois lados, encontra-se a Vila Emater, considerada atualmente um aglomerado subnormal, habitada por antigos catadores de lixo. Essa comunidade enfrenta uma grande carência de áreas de lazer adequadas e de iniciativas voltadas à segurança.

Nesse sentido, esta área possui o potencial de ser utilizado pela comunidade, respeitando todas as restrições ambientais e de segurança estrutural, uma vez que não é adequado para construções robustas devido ao seu maciço de lixo sedimentado.

Os interessados em responderem a consulta pública, podem fazê-lo através do site https://planodiretor.maceio.al.gov.br/pages/parquedoamanha.html .