Cidades
Emissário submarino de Maceió passará por obras na estrutura apenas em 2025
BRK afirma que foram feitas análises no local e não há risco iminente de ruptura ou colapso
Inaugurado na década de 1980, a estrutura do emissário submarino de Maceió enfrenta uma grave deterioração. As vigas e colunas que sustentam o sistema estão críticos e já com partes expostas e corroídas.
Ou seja, devido a isso pode acontecer o risco de rompimento e vazamentos na localidade ameaçando a biodiversidade, praias e até a saúde pública.
Após matéria publicada em um portal de notícia local, a BRK Ambiental responsável pelo local se manifestou em nota afirmando está ciente do assunto e que as análises feitas por empresas especializadas de fato mostrou a necessidade de reparos, porém não constataram risco iminente de ruptura ou colapso da estrutura. Além disso, a empresa antecipou e que só em 2025 o emissário passará por obras na sua estrutura.
Veja nota da BRK abaixo na íntegra.
A BRK esclarece que iniciou as ações para avaliação das condições estruturais de todo o Emissário Submarino já nos primeiros meses de operação na Região Metropolitana de Maceió (RMM). As análises, feitas por empresas especializadas, indicaram a necessidade de reparos, mas não constataram risco iminente de ruptura ou colapso da estrutura. As patologias identificadas comprometem apenas a durabilidade do equipamento, que já tem mais de 33 anos.
Foram realizados, por exemplo, ensaios de resistência à compressão do concreto, módulo de elasticidade, índice de vazios e absorção de água, reconstituição do traço, perda de seção da armadura, carbonatação e outros. Com esses relatórios de diagnóstico em mãos, a BRK seguiu com as ações para a recuperação da estrutura, contratando os projetos necessários para a realização das obras, que tem previsão de início para o primeiro trimestre de 2025.

Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




