Cidades
Prefeito de Maceió sanciona lei que cria o Conselho Municipal de Igualdade Racial
Compir vai atuar na promoção da igualdade racial e no controle social de políticas públicas voltada ao tema na capital
Em uma iniciativa inédita que representa um avanço histórico, o prefeito de Maceió, JHC, sancionou o Projeto de Lei que institui o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com a finalidade de promover a igualdade racial e atuar no controle social de políticas públicas relacionadas ao tema na capital alagoana. A medida foi publicada na edição extraordinária do Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (22).
A criação do Conselho, que é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), é um passo significativo para promover a equidade e a justiça no município.
De acordo com a publicação, o Compir será responsável por elaborar, propor e fiscalizar políticas públicas, programas, projetos e ações voltadas à promoção da igualdade racial e atuar no controle social de políticas públicas, assim como exercer a orientação normativa e consultiva sobre temáticas que dizem respeito à igualdade racial no Município de Maceió.
Os integrantes do Compir, que é o primeiro Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial do país, já foram empossados e assumiram suas funções. Eles assumem, com isso, o compromisso de combater o racismo por meio de sugestões, acompanhamento e monitoramento de medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial.
No Comitê, há um representante titular e um suplente de cada secretaria e órgão (incluindo fundações e autarquias) da administração municipal com o propósito de enfrentar este problema social.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




