Cidades

Obra de contenção no Pontal da Barra só em 10 meses

Erosão atinge 12 áreas da orla de Maceió, do litoral sul até a Praia da Sereia

Por Tribuna Independente 05/10/2023 09h12 - Atualizado em 05/10/2023 10h57
Obra de contenção no Pontal da Barra só em 10 meses
Erosão na Praia do Sobral, no Pontal da Barra, compromete estrutura da barraca, já interditada pela Defesa Civil - Foto: Edilson Omena

A obra para frear a erosão marítima no bairro do Pontal da Barra está em andamento e só deve ser concluída daqui a 10 meses, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Maceió (Seminfra). A obra contemplará uma extensão de 1,2 km com blocos maciços de concreto pré-moldado.

Na capital alagoana, a erosão marinha atinge 12 pontos da orla, que vão da Praia do Pontal da Barra até a Praia da Sereia, em Riacho Doce. O avanço do mar vem causando estragos e afeta a passagem de pedestres e ciclistas no calçadão.

Na extensão da orla, várias barracas tiveram suas estruturas comprometidas por causa do avanço do mar. Entre os casos mais recentes, o da Barraca Recanto do Pontal, localizada na Praia do Sobral, no Pontal da Barra, que foi interditada pela Defesa Civil de Maceió apresentando risco iminente de desabamento, e o da Barraca Carlito, na orla da Ponta Verde, que foi demolida, após ser condenada pela Defesa Civil por causa do risco de desabamento.

As obras de contenção começaram em agosto de 2022, na Jatiúca, com a instalação dos bigbags, em caráter de urgência. No final de novembro de 2022, foram iniciadas as obras de contenção definitiva do mar na orla de Maceió.

Segundo a Seminfra, quatro pontos já foram concluídos, sendo dois no bairro da Jatiúca, um em Jacarecica e outro na Praia do Sobral. Na Jatiúca, próximo ao JTR, uma extensão de 642 m foi contemplada com “blocos articulados” (blocos maciços de concreto pré-moldado na fundação e no muro). Já no ponto em frente ao Hotel Jatiúca, uma extensão de 160 m foi contemplada com “anéis hexagonais” (blocos hexagonais vazados no muro e blocos maciços na fundação).

Em Jacarecica e na Praia do Sobral são 162 m e 152 m de extensão, respectivamente, contemplados com blocos hexagonais vazados no muro e blocos maciços na fundação. De acordo com o órgão, a tecnologia utilizada vai de acordo com o perfil da praia e a dinâmica com que a maré chega e bate nos blocos.