Cidades

Psiu! Você está convidado a participar do Dia de Silêncio

Centro de Estudos Budistas Bodisatva realizará momento de relaxamento e meditação

Por Valdete Calheiros - Colaboradora com Tribuna Hoje 17/08/2023 11h16
Psiu! Você está convidado a participar do Dia de Silêncio
Momento único para relaxar, apreciar a beleza do mar, aquietar o corpo, a fala e a mente. A programação acontecerá das 9 h às 16h30 - Foto: Divulgação

Na rotina agitada do dia a dia, você consegue extrair quanto do seu tempo para se dedicar ao silêncio? Alguns segundos? Poucos minutos? Sonhadas horas? Ou nenhuma das alternativas?

O Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) te convida para essa oportunidade, a de ouvir o seu silêncio, em um diálogo apenas contemplativo.

Em uma programação a ser realizada neste sábado, dia 19, haverá o Dia de Silêncio. Momento único para relaxar, apreciar a beleza do mar, aquietar o corpo, a fala e a mente. A programação acontecerá das 9 h às 16h30.

O coordenador do CEBB, em Alagoas, Fernando Leão explicou que o Dia de Silêncio tem como proposta oferecer as pessoas, a possibilidade de terem a experiência de imersão em uma prática de silêncio contemplativo.

O silêncio é a fala essencial para a prática budista. O CEBB, que tem unidades em todo o país, realiza o Dia de Silêncio periodicamente.

Os membros do CEBB recomendam que os participantes usem roupas confortáveis e levem protetor solar. Quem preferir, pode trazer levar roupa de banho, já que haverá banho de mar.

O CEBB sugere como valor para adesão ao avento, a quantia de R$ 30,00 (por período) ou R$ 50,00 o dia todo.

“Todas as atividades do CEBB são mantidas unicamente pela generosidade dos praticantes. As contribuições oferecidas nos ajudam na manutenção e melhoria do Centro. Quem tiver dificuldades para arcar com o valor, pode falar conosco. O importante é que todos possam ter acesso ao Darma e que juntos possamos levar benefícios a muitos seres”, afirmou Fernando Leão.

Qualquer pessoa pode participar do Dia de Silêncio. O coordenador do CEBB, em Alagoas, Fernando Leão lembrou que o mestre budista Lama Padma Samten costuma dizer que “o Centro é uma escola aberta para alunos livres”.

Para aproveitar melhor a prática, é aconselhável, contou Fernando Leão, que a pessoa já tenha alguma experiência de meditação. “Não precisa ser um especialista em meditação, mas já ter tido alguma prática”, detalhou.

Mestre budista Lama Padam (Foto: Divulgação)



CEBB 
– Fundado pelo Lama Padma Santem, no Rio Grande do Sul, em 1986. São 40 salas de prática budista espalhadas pelo Brasil, além de 10 aldeias rurais, onde é possível os praticantes construírem suas casas e morarem no local.

O Centro chegou a Alagoas em 2010, com sede em Maceió, no bairro de Garça Torta. Entre as programações existentes, há espaço também para meditação e recreação infantis.

Pode participar do Dia de Silêncio qualquer pessoa. O coordenador do CEBB, em Alagoas, Fernando Leão lembrou que o mestre budista Lama Padma Samten costuma dizer que “o Centro é uma escola aberta para alunos livres”.

O CEBB realiza práticas de semanais de estudo e de meditação. Com periodicidade mensal ou bimestral organiza, além do Dia de Silêncio, outras atividades como retiros, cursos, práticas destinadas a crianças e jovens, cursos de culinária vegetariana, introdução à Ayurveda, entre outras.

Lama Padma Samten em Alagoas – O mestre budista Lama Padma Samten estará em Alagoas nos dias 17, 18 e 19 de setembro. No primeiro dia, haverá a palestra “Despertando Sonhos e a Alegria de Viver”. E nos dias 18 e 19 e o curso “Relações e Redes – Ações vitoriosas tecendo redes compassivas”.

O Dia de Silêncio


Quando? 19 de agosto, sábado

Hora? 9h às 16h30

Onde? Rua São Pedro, 170, Garça Torta, Maceió

Informações e inscrições (82) 98135-9791

Programação:


9h00 Chegada e apresentação

9h30 Yoga e Meditação

10h30 Pausa

10h45 Meditação (duas sessões de 15 minutos de shamata e uma caminhando)

11h30 Caminhada na praia em silêncio/banho de mar

12h00 Lanche comunitário (O almoço será compartilhado por todos. Cada participante deverá levar um alimento já pronto para ser compartilhado com a sanga.

13h00 Tempo livre para descanso

14h00 Meditação (duas sessões de 15 minutos de shamata e uma caminhando)

14h45 Pausa

15h00 Meditação (duas sessões de 15 minutos de shamata e uma caminhando)

16h00 Conversa apreciativa

16h30 Encerramento