Cidades
Vídeo: obras de ampliação do Aeroporto Zumbi dos Palmares são entregues
AENA, empresa espanhola que administra 6 aeroportos do Nordeste reuniu imprensa para mostrar a ampliação do aeroporto

Com a presença do presidente da Aena Desarrollo Internacional, Maurici Lucena, do diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, do secretário de Governo Vítor Pereira, representando o governador de Alagoas Paulo Dantas, da secretária de Turismo Bárbara Braga e do secretário de Porto e Aeroportos do Governo Federal, Juliano Monan, além de representantes da INFRAERO, e de inúmeras autoridades políticas e ligadas ao trade turístico da capital, como Maceió Convention e ABIH, depois de seis meses, foram entregues as obras de ampliação do Aeroporto Zumbi dos Palmares, administrado pela estatal espanhola desde 2020.
Em solenidade que aconteceu na tarde desta quinta-feira, que reuniu boa parte da imprensa da capital, com canais de TV, jornais e sites, os convidados participaram de um cerimonial que apresentou um vídeo sobre o projeto de ampliação, discursos de representantes dos Governos Federal e Estadual, além do presidente da Aena, que falou sobre a importância do projeto. Os convidados também fizeram um tour pelas obras de ampliação e participaram de um coquetel de encerramento na área do embarque internacional.
Foi em fevereiro de 2020 que o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares deixou de ser administrado pela Infraero. Naquela data ele passou para a gestão da estatal espanhola Aena Desarrollo Internacional, que em leilão realizado em março de 2019 arrematou outros cinco aeroportos do Nordeste, incluindo os terminais de Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), e Recife (PE).
As obras de ampliação do Aeroporto Zumbi dos Palmares foram muitas. Começaram por oferecer operações mais seguras com áreas de escape (Resa) e eliminação de obstáculos, além de recapeamento de pista e pátios, de nova sinalização horizontal, redução de extravio de bagagem com a implantação de um novo processador automatizado e preparação para inspeção de bagagens por raio. A partir de agora a capacidade será 70% maior, com quase duas vezes mais passageiros que a seis meses atrás, tendo também novas salas de embarque remoto, com um espaço maior do que o atual.
As obras também incluíram ampliação de terminais, redesenho de fluxos intuitivos para os passageiros, novos pontos de aeronaves, com mais espaço para embarque e desembarque, investimento para aumentar a segurança das pistas, melhorias em acessos viários e intervenções no estacionamento. O projeto, no entanto, não se limitou às obras físicas. Foram implantadas novas tecnologias, mais modernas e precisas, com a aquisição de equipamentos e sistemas de última geração.
Por exemplo, a partir de agora, todo o processo de devolução de bagagens será automatizado, com uma entrega mais assertiva e ágil. Outra novidade importante foi o esforço da Aena Brasil para oferecer edificações sustentáveis, com energia renovável e reuso de água, entre outras medidas.

Mais lidas
-
1Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
2Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos