Cidades
Alagoas: nomes compostos são os mais registrados no ano de 2022
Maria Alice lidera a lista pelo segundo ano consecutivo e João Miguel, após pausa de um ano, volta ao topo

Maria Alice, João Miguel, Maria Cecília, Enzo Gabriel e Miguel foram os nomes mais registrados em Alagoas durante este ano. Segundo dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado (Arpen/AL), até o início desta semana, Alagoas registrou 42.414 nascimentos.
Ao todo, foram 418 crianças registradas com Maria Alice, outras 388 com João Miguel, 378 com Maria Cecília, outras 257 com Enzo Gabriel e 251 com Miguel. Entre os nomes compostos masculinos no estado, os mais registrados foram João Miguel, Enzo Gabriel, João Guilherme, José Miguel e João Lucas. Já entre os femininos compostos mais registrados estão Maria Alice, Maria Cecília, Maria Helena, Maria Júlia e Maria Liz.
Entre os nomes simples masculinos mais registrados estão Miguel, Samuel, Arthur, Gael e Davi. Já entre os nomes simples femininos mais registrados estão Helena, Laura, Liz, Lorena e Maitê.
A médica Renata Ferreira e o juiz Bruno Calheiros são pais do pequeno Arthur, que tem dois meses de vida. Segundo os pais, eles procuravam um nome simples, de fácil pronúncia e forte ao mesmo tempo.
“Falávamos alguns nomes, antes de engravidar, mas nunca tínhamos batido o martelo. Não procuramos primeiro pelo significado, foi mais intuição. Queríamos um nome leve, mas, ao mesmo tempo, forte. Depois, fomos ver o significado. E, após o nascimento, percebemos o quanto ele é forte”, contou Calheiros.
Já a estudante Darlla Ramos é mãe da Helena - cujo nome lidera a lista dos nomes simples femininos mais registrados em Alagoas - que tem menos de um mês de vida. A mamãe contou que buscavam um nome atemporal, forte e ao mesmo tempo delicado, daí surgiu Helena.
“Papai João Guilherme quem escolheu o nome. Ele deu a ideia e eu amei. Nomes simples e raros nos encantam. Não necessariamente precisa ser pequeno, mas é importante ter amor na escolha, afinal será para sempre na vida daquele novo ser”, disse Ramos.
Em 2021, o nome Maria Alice foi o mais registrado em Alagoas. Já entre os anos de 2020 e 2017, João Miguel liderou a lista de nomes mais registrados no estado.
Em todo o país, Maria Alice e Miguel foram os nomes mais registrados nos cartórios este ano. Segundo levantamento, 24.019 meninas foram batizadas de Maria Alice. Já entre os meninos, 26.941 foram batizados de Miguel, que manteve a colocação entre os nomes mais queridos entre os papais.
Mudança é desburocratizada com nova Lei de Registros Públicos
Com a nova Lei de Registros Públicos, instituída em junho deste ano, a mudança de nome e sobrenome se tornou mais simples, rápida e barata, podendo ser realizada direto nos cartórios de Registro Civil.
Em Alagoas, basta apresentar o pedido diretamente a qualquer um dos 135 cartórios do estado, sendo necessário apenas ter pelo menos 18 anos e pagar uma taxa.
Antes da lei, era preciso contratar advogado, recorrer aos tribunais, apresentar uma justificativa plausível e aguardar a decisão do juiz. A mudança só era menos burocrática para pessoas cujo nome provocasse constrangimento ou contivesse erro de grafia, para vítimas e testemunhas de crimes que precisassem iniciar uma nova vida sem serem localizadas e para indivíduos que quisessem adotar oficialmente um apelido notório.
Segundo dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado (Arpen/AL), 39 alagoanos já recorreram à nova lei. Em todo o país, de acordo com levantamento nacional feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen Brasil), cerca de cinco mil brasileiros recorreram aos cartórios nos últimos seis meses para alterar o nome — o que dá, em média, 30 alterações por dia.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
5Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos