Cidades

Documentário sobre jangadeiros alagoanos é pré-lançado nesta terça-feira (30) em Maceió

Diretor Carlos Pronzato diz que projeto vai contar um pouco da aventura épica de quatro pescadores do estado

Por Tribuna Independente 30/08/2022 07h50
Documentário sobre jangadeiros alagoanos é pré-lançado nesta terça-feira (30) em Maceió
Pronzato diz que conheceu história através de monumento na Pajuçara - Foto: Edilson Omena

Acontece nesta terça-feira (30), às 20h, no Cine Arte Pajuçara, o pré-lançamento do documentário “Jangadeiros Alagoanos: O que Orson Welles não Viu’’. A direção da obra audiovisual é do diretor Carlos Pronzato, mesmo diretor de “A Braskem Passou por Aqui: a Catástrofe de Maceió”, que desta vez conta a história de uma aventura épica de quatro pescadores alagoanos.

Ao TH Entrevista, Pronzato revelou que conheceu a história através de um monumento na praia de Pajuçara.

“Conheci essa história em 2021, através do monumento próximo à estátua de Graciliano Ramos, inaugurado na gestão anterior. Na placa tinha algumas informações. A partir disso, me interessei pela história e comecei a fazer as pesquisas. Eu sabia da viagem dos jangadeiros cearenses em 41 ao Rio de Janeiro e isso foi famoso no mundo, inclusive com filmes. Então, quis mostrar a história dos jangadeiros alagoanos. Eu não pude apresentar no edital porque não tenho dois anos de residência no país, mas consegui com apoio do social como já venho fazendo outros documentários. E fomos avançando e praticamente está finalizado o doc e vamos apresentar à sociedade para que possa interessar as autoridades, os políticos e ter essa maior visibilidade. Muita gente quer conhecer a história e é épica para Alagoas’’, disse o diretor.

Carlos Pronzato lembra que a aventura dos pescadores Umbelino José dos Santos, Joaquim Faustilino de Sant’Ana, Eugênio Antônio de Oliveira e Pedro Ganhado da Silva, cidadãos originários de diversas cidades do litoral alagoano, completa 100 anos em agosto.

“Eles saíram de Maceió em 27 de agosto de 1922 para o Rio de Janeiro. Sofreram os mais diversos revezes na viagem. Só para ilustrar estas dificuldades, na costa da Bahia, enfrentaram um grande temporal, quando foram atirados ao mar e perderam suas provisões, roupas e a vela da jangada Independência. E após noventa e oito dias, mais de mil milhas percorridas e nove tempestades enfrentadas, no dia 2 de dezembro, os Jangadeiros Alagoanos chegaram à Cidade Maravilhosa, onde foram recebidos como heróis’’, conta Pronzato.

Quem quiser conhecer mais sobre a proeza desses heróis, os ingressos já podem ser reservados pela chave pix 194.429.110/001-05 (CNPJ) e custam R$ 20.