Cidades
Chuvas voltam a castigar Alagoas
Inmet emitiu alerta de grande perigo para Maceió e outros 25 municípios do estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, para esta quinta-feira (4), de grande perigo para o acumulado de chuvas em Maceió e outros 25 municípios alagoanos, com risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas. Na capital, os pluviômetros registraram um acumulado de 190 mm de chuvas, em um período de 48 horas, o que representa a quantidade esperada para todo o mês de agosto. Apesar das fortes chuvas, o número de desabrigados e desalojados se mantém estável em Alagoas, com 7.351 pessoas desabrigadas e 7.454 desalojadas, atualmente.
Alerta vermelho
O alerta de grande perigo (vermelho) indica previsão de chuva superior a 60mm/h ou acima de 100mm/dia. Além do alerta vermelho, foram emitidos também alerta de perigo (laranja), com previsão de chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 a 100mm/dia, e de perigo potencial (amarelo), que é de menor gravidade, com previsão de chuva entre 20 a 30mm/h ou até 50mm/dia.
Além de Maceió, fazem parte do alerta vermelho os municípios de Barra de Santo Antônio, Campestre, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Satuba, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
O Inmet aconselha que, durante esse período de fortes chuvas, a população observe alterações nas encostas, permanecendo somente em local seguro, e se possível, desligue aparelhos elétricos.
Na capital alagoana, segundo a Defesa Civil, foram atendidas 51 ocorrências, com incidência maior de deslizamento de massa, com 17 registros. Não houve vítimas. As famílias foram atendidas pela Defesa Civil e receberam as orientações e encaminhamentos necessários. O órgão alertou também para a possibilidade de transbordamento do Rio Mundaú, que já atingiu o nível de alerta. Em caso de ocorrência, a população pode ligar para 199 e 156.
Maceió enfrenta queda de barreiras, alagamentos, buracos e interdições
Em Maceió, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) cancelou as provas práticas das categorias B e D, que seriam realizadas na última terça (2) e na quarta-feira (3), por causa do grande volume de chuva na cidade. Segundo o órgão, a medida foi tomada visando preservar a segurança e o bom desempenho dos candidatos, além de resguardar a integridade física de todos os envolvidos.
Na última terça (2), uma barreira cedeu e destruiu parte do quintal de uma casa, na Grota Rui Palmeira, no bairro da Serraria. Ninguém ficou ferido. Nesta quarta, parte de uma barreira cedeu na Avenida Pierre Chalita, que liga os bairros de Barro Duro, Cruz das Almas e Serraria. Os motoristas ficaram utilizando apenas uma das faixas da avenida. No bairro de Ipioca, a água invadiu as ruas e prejudicou a população da região. Da mesma maneira, em Massagueira, no município de Marechal Deodoro.
Os moradores do bairro Fernão Velho, na capital, bloquearam parte da Avenida Jorge Montenegro, na Santa Amélia, durante protesto por causa dos problemas provocados pelas chuvas. Eles utilizaram galhos de árvores, entulhos e atearam fogo em pneus, reivindicando soluções permanentes para as obras da ladeira danificada, que dá acesso ao bairro e está oferecendo risco para quem passa no local.
No Farol, parte do asfalto da Rua Saldanha da Gama cedeu e um caminhão acabou tombando. O trânsito teve que ser desviado. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informou que, assim que a chuva cessar, será realizada a recuperação da via.
No bairro do Poço, o trânsito também ficou complicado por causa das chuvas. Devido à instabilidade do tempo, a Unidade Gestora do Programa Renasce Salgadinho não iniciou o fechamento da vala nas proximidades da Ladeira Geraldo Melo, fazendo com que os motoristas trafegassem mais devagar, mas afirmou que a recomposição asfáltica já está na programação.
No município de Satuba, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou um trecho da BR-316, porque identificou risco iminente de desabamento da pista de rolamento, no sentido decrescente da rodovia, no Km 264. Segundo o órgão, o deslizamento da proteção da barreira de suporte da pista está em estágio avançado, tendo a erosão atingido a defensa lateral, que perdeu a base de fixação e está suspensa.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela