Cidades

Moradores de Fernão Velho bloqueiam pista em protesto contra problemas causados pelas chuvas

Moradores utilizaram galhos de árvores, entulhos e atearam fogo em pneus velhos para chamar a atenção das autoridades

Por Gabriely Castelo com Tribuna Hoje 03/08/2022 19h08 - Atualizado em 04/08/2022 01h12
Moradores de Fernão Velho bloqueiam pista em protesto contra problemas causados pelas chuvas
Debaixo de chuva, moradores reivindicam melhorias no bairro - Foto: Edilson Omena

Os moradores de Fernão Velho, em Maceió, bloquearam a ladeira de acesso ao bairro, a Avenida Jorge Montenegro, na Santa Amélia, durante protesto nesta quarta-feira (3), para cobrar soluções para os problemas causados pela chuva.

Os manifestantes reivindicaram a finalização de obras na principal via de acesso, que apresenta riscos para quem transita no local.

“Essa ladeira é muito importante para Maceió, até porque na BR 316, na ladeira do Catolé, quando acontece alguma coisa, todo esse fluxo de veículos vem por Fernão Velho. Para quem vem dos interiores, Satuba, Pilar, Atalaia, entre outros. Esse protesto não é só por conta da chuva, nós queremos uma solução definitiva para o problema dessa ladeira, porque até agora a prefeitura só nos deu paliativos, toda vez que chove temos o mesmo problema, e isso é um perigo para todos que passam por ali diariamente”, explicou Mario Jorge Pontes de Oliveira, presidente da Associação de Moradores de Fernão Velho.

Além disso, os moradores também exigem novos critérios de cadastramento no auxílio chuva para aqueles que ainda não receberam o benefício.

“A Prefeitura de Maceió entregou o auxílio para os moradores que estavam nos abrigos, mas tem também as pessoas que foram afetadas e não estão nesses abrigos, tem pessoas que ficaram na casa de parentes e vizinhos, e a prefeitura não está dando suporte a esses moradores", disse o presidente da Associação.

A Defesa Civil de Maceió começou a cadastrar as famílias afetadas pela chuva no mês de julho. Os moradores de Fernão Velho estavam previstos para o cadastramento no dia 26.

Entre as reivindicações, também está a reforma no posto de saúde da região fernão velhense. A unidade também foi afetada pelas chuvas que atingem todo o estado.

A manifestação começou por volta das 10h e terminou por volta das 16h30.

Mesmo abaixo de chuva, moradores utilizaram galhos de árvores, entulhos e atearam fogo em pneus velhos para chamar a atenção das autoridades e cobrar que a Prefeitura de Maceió resolva os problemas causados pela chuva no bairro.

Veículos de passeio e caminhões formaram uma fila na avenida, causando trânsito no local.

Equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estiveram no local orientando os motoristas e desviando o trânsito para ruas adjacentes.