Cidades

Importância do reforço escolar na pandemia e na pós-doença

Franciele Coelho explica atendimento personalizado

Por Lucas França com Tribuna Independente 02/08/2022 06h42 - Atualizado em 02/08/2022 10h40
Importância do  reforço escolar na pandemia e na  pós-doença
Franciele Coelho - Foto: Edilson Omena

O reforço escolar foi uma saída achada para suprir as carências de aprendizagem dos alunos devido à pandemia da Covid-19. Após dois anos de pandemia, pais e responsáveis afirmam que estudantes precisam de reforço escolar para recuperar o tempo que ficaram em casa ou em aulas no sistema hibrido.

Uma pesquisa realizada em dezembro de 2021 com pais e responsáveis em todo o Brasil, avaliou a percepção da aprendizagem dos alunos que voltaram às aulas presenciais após o período de fechamento das escolas em razão da pandemia. E de acordo com o levantamento, dois em cada três estudantes precisam de reforço escolar. Os dados são da pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, realizada pelo Datafolha a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A gestora do Grupo Narp (Núcleo de Aulas de Reforço Personalizado), Franciele Coelho Braz, afirma que o reforço escolar é uma alternativa encontrada para ajudar esses alunos e vem sendo bastante procurada por pais e responsáveis.

Métodos

“Durante o reforço escolar verificamos quais os melhores métodos para o aluno. Se o melhor método de aprendizado é respondendo listas de exercícios, módulos ou até mesmo andando pela sala em uma aula através de um aprendizado lúdico. Somos literalmente movidos pelo objetivo de ser um fator decisivo na aprovação do aluno’’, explica Coelho.

Narp realiza atendimento personalizado para todas as faixas etárias (Foto: Acervo Pessoal)


Segundo Franciele, o Narp trabalha com ensino personalizado em várias faixas etárias, E inclusive com pré-vestibular.

“Iniciamos nossas atividades em 2011, através do nosso diretor Danilo Augusto dos Santos, professor e matemático de formação. Ele constatou, ao longo de sua carreira de mais de 20 anos, que a estrutura tradicional de sala de aula com 30/40 alunos para apenas 1 professor, não é a mais adequada para o processo de aprendizagem do aluno, pois desconsidera as individualidades inerentes a eles. Por isso, trabalhamos com ensino personalizado e também disciplinas isoladas. Nós investimos em constante treinamento com nossa equipe de mais de 30 professores, fazemos rodas de conversa para tratar o caso de cada aluno em específico, emitimos relatório pedagógico do aluno, parecer psicológico que demandam por esse serviço e através disso obtemos resultados positivos e com grandes avanços. Nós trabalhamos incansavelmente na busca de ser a melhor opção para nossos alunos. Nós acreditamos na educação e por isso investimos diariamente em nosso corpo docente’’, pontua Coelho.

Grupo iniciou as atividades em 2011 (Foto: Acervo Pessoal)


Ao TH Entrevista, Franciele contou ainda que o núcleo realiza mais de 70 aulas por dia. E conta com mais de 10 pessoas atuando. "Além dos nossos parceiros terceirizados como jurídico, marketing, contabilidade, temos a equipe de gestão, composta por 10 pessoas. Atualmente são aproximadamente 75 aulas/dia, 1500 aulas/mês e mais de 2 mil alunos impactados. Esses números são motivos de muito orgulho e nos motiva cada vez mais a ser sempre a melhor opção da nossa área de atuação. Quem acredita na educação, acredita no futuro e nossa equipe acredita que a educação aplicada de forma correta pode transformar o mundo’’.