Cidades
Semana dos Manguezais: importância para Alagoas

Com mais de 200 km de extensão, a zona costeira alagoana possui significativas áreas de manguezal. No litoral Sul, as áreas do rio São Miguel, na Barra de São Miguel, do Rio Jequiá, em Duas Barras e do rio Coruripe, são consideradas importantes locais para preservação. Mas as maiores extensões estão concentradas no Litoral Norte, ao longo dos rios Manguaba, Camaragibe e Santo Antônio. Como os especialistas alertam que esses ambientes da Costa dos Corais vem sofrendo grande pressão de diferentes impactos ambientais, decorrentes, principalmente, de ações diretas e indiretas do homem sobre a natureza, como a especulação imobiliária, foi a região escolhida pelo ICMBio para a realização da Semana dos Manguezais.
E Maragogi foi o município escolhido para sediar a maioria das ações da Semana dos Manguezais, que termina nesta sexta-feira, 29, com a realização de um grande mutirão de limpeza das áreas de mangues da cidade, com ação que começa às 9 horas com concentração no receptivo Pontal de Maragogi. Durante os últimos dias foram promovidos workshop, palestras, exposições, mutirões de limpeza e várias outras ações socioambientais.
Mas as ações realizadas pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), dentro da Área de Preservação Ambiental Costa dos Corais (APACC), criada em 1997, abrangeu também outros quatro municípios que receberam ações alusivas à data. Em Porto de Pedras teve atividades de educação ambiental nas escolas do município, na Barra de Santo Antônio aconteceu o mutirão de limpeza na praia da Ilha da Croa, em Paripueira outro mutirão de limpeza na região da praia de Costa Brava e em Japaratinga o mutirão de limpeza aconteceu na praia do rio Salgado.
A importância dos manguezais é tanta que em setembro de 2020, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) revogou três resoluções ambientais, entre elas uma que tratava das áreas de mangue, que é o bioma brasileiro mais antigo sob proteção, já que a primeira norma protetiva foi editada pela Coroa Portuguesa em fevereiro de 1577.
Para Roberta Carvalho, chefe da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, ``Os manguezais são florestas inundadas pelas marés e ficam nas regiões costeiras, normalmente onde há o encontro de rios com o mar. Anteriormente pensadas como áreas improdutivas, estão ganhando novos status na biologia mundial. A biodiversidade dos mangues faz que eles sejam chamados de berçário litorâneo, importantes para todo o ecossistema oceânico, bem como para a pesca silvestre e a biologia marinha, porém são um dos biomas mais ameaçados pela ação do homem. Atualmente, apenas 1% das florestas tropicais do planeta é formado por mangues, por isso a sua proteção é de extrema importância´´.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo