Cidades

Exposição de orquídeas reúne cerca de 10 mil plantas

29ª edição do evento começou ontem e vai até este domingo na sede do Ibama

Por Sirley Veloso com Tribuna Independente 08/04/2022 07h34 - Atualizado em 08/04/2022 07h52
Exposição de orquídeas  reúne cerca de 10 mil plantas
Além de orquídeas e bromélias, nos 13 estandes da ExpoAOBAL também é possível encontrar plantas como rosas do deserto e cactos - Foto: Edilson Omena

O poeta Vinícius de Moraes, em sua composição Rancho das Flores, já dizia, “…A beleza das flores realça em primeiro lugar…”. É nesse clima de beleza e perfumes exalados pelas flores que é realizada a 29ª Exposição de Orquídeas e Bromélias de Alagoas (ExpoAOBAL), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Avenida Fernandes Lima. Cerca de dez mil plantas, entre orquídeas, bromélias, rosas do deserto e cactos estão distribuídas pelos treze stands que compõem a feira.

O evento teve início ontem (7) e vai até o próximo domingo (10). Tanto a exposição, como também a comercialização das plantas acontecem das 9h às 18h. Além dos expositores alagoanos, três orquidários de São Paulo participaram da feira. No local, além das plantas, é possível adquirir adubos e outros insumos utilizados na prática da jardinagem.

A exposição é realizada pela Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas (AOBAL) e havia sido suspensa por dois anos (2020/2021), por conta da pandemia de Covid-19. Na ExpoAOBAL é possível encontrar plantas com preços que vão de R$ 10 até R$ 300, que é o caso das orquídeas Vanda.

Vendedora de um dos orquidários paulistas, Lia Campodônio disse que participa da exposição há mais de dez anos e estava muito entusiasmada com a grande presença de público, já no primeiro dia do evento. “Minha expectativa para essa edição da feira é das melhores”, afirmou.

Segundo Lia, “a pandemia deixou as pessoas ansiosas, a procura de algo para extravasar. As plantas têm sido uma das saídas desse momento tão difícil, que já está passando. Venho de exposições em outros estados e tenho sentido o poder das plantas no emocional dessas pessoas, principalmente neste momento”.

“Cada florzinha é um sorriso e a presença deles em meu coração”

A enfermeira Maria Lúcia perdeu a mãe e dois irmãos para a Covid-19. Ela disse que eles eram apaixonados por plantas. “Eles entendiam do assunto e tinham uma energia excelente. As plantas que eles cultivavam viviam floridas. Hoje estou aqui em homenagem a eles. Já fiz minhas escolhas e cada florzinha desta é um sorriso e a presença deles no meu coração”, declarou ela, emocionada e olhando para as flores que adquiriu na exposição.

Maria Lúcia faz homenagem à mãe e aos irmãos que perdeu para a Covid (Foto: Edilson Omena)


Amara Maria é colecionadora de orquídeas e bromélias e também produz e comercializa terrários. “Sempre gostei de plantas, mas passei a me envolver mais com o mundo delas, há uns dez anos, por meio de uma amiga, que também colecionava. Nunca mais larguei. Moro em casa, mas já estou sem espaço para tantas. Mesmo assim, não tenho como deixar de adquirir. Agora mesmo fiz várias escolhas”, afirmou.

Família numerosa

As orquídeas são encontradas praticamente em todas as regiões do planeta, com exceção da Antártida. É uma família em ativo ciclo evolutivo e seus gêneros cruzam-se facilmente na natureza. O número de espécies de orquídeas é de aproximadamente 25 mil, correspondendo a cerca de 8% de todas as plantas com sementes. Anualmente, centenas de novas espécies são descritas.

A maioria das espécies de orquídeas é capaz de cruzar com as espécies próximas e produzir híbridos férteis. Esses híbridos ainda podem ser cruzados com outras espécies e produzir novas gerações de híbridos férteis. Este fenômeno possibilita uma combinação quase infinita de novas formas e cores.

Vanilla ou Baunilha

A Vanilla também pertence à família das orquidáceas. Encontrada em lugares de clima tropical possui 109 espécies. É a partir dos frutos de algumas dessas espécies que se extrai a especiaria comercialmente conhecida como baunilha, utilizada em doces e na perfumaria.