Cidades
Entidades sindicais realizarão ato público em frente à Justiça Federal nesta quarta-feira
Mobilização faz parte de uma série de atividades definidas pelo Fórum Nacional das Entidades de Servidores Federais (Fonasefe)
As entidades sindicais dos servidores públicos federais vão realizar ato público simbólico em frente à Justiça Federal, nesta quarta-feira (20), a partir das 14 horas, para acompanhar o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 565089, que trata do direito à data base dos servidores públicos.
O julgamento está na pauta do Supremo Tribunal Federal desta quarta-feira (20). A mobilização faz parte de uma série de atividades definidas pelo Fórum Nacional das Entidades de Servidores Federais (Fonasefe), no Dia Nacional de Luta pela garantia da data-base, em defesa dos serviços públicos e pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que congela os investimentos públicos por 20 anos.
Julgamento
O Recurso Extraordinário (RE) 565089 foi interposto pelos servidores públicos do Estado de São Paulo, em 2007, e teve repercussão geral. Na ação, os trabalhadores buscam o direito à indenização pela não concessão da revisão geral anual prevista no artigo 37, X, da Constituição Federal. O julgamento foi suspenso em 2014 por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, já tendo sido computados os votos dos ministros Marco Aurélio (relator), Cármen Lúcia e Luiz Fux favoravelmente ao Recurso. Já os ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber, Roberto Barroso e Teori Zavascki foram contrários à garantia da data-base. A decisão será pelos votos dos ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Celso de Melo e Edson Fachin.
A Fenajufe e outras entidades nacionais de servidores federais estão habilitadas como parte interessada. A retomada da votação do STF ocorre 20 anos depois do reconhecimento do direito à data-base através da Emenda Constitucional 19/1998, que vem sendo sistematicamente desrespeitado pelos sucessivos governos. A data base é o instrumento que assegura ao trabalhador o reajuste anual. As categorias dos serviços públicos federais já acumulam 25,63% de perdas inflacionárias.
O Sindjus-AL convoca todos os servidores do Judiciário Federal para participarem da mobilização nacional.
Em Alagoas, organizam a mobilização o Sindjus-AL, o Sintufal, a Adufal, o Sintietfal e a CSP-Conlutas.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
5Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT