Cidades
Ronda no Bairro completa 100 dias em áreas comerciais da orla de Maceió
Redução da violência e ocupação de espaços públicos com atividades de qualidade serão comemorados com a comunidade nesta quinta (20)
O Ronda no Bairro chega aos 100 dias de atuação na orla de Maceió e, para comemorar, nesta quinta-feira (20), a equipe de Articulação e Mobilização Social do programa preparou uma programação especial que acontecerá na Associação dos Moradores do Conjunto Beira Mar, em Cruz das Almas.
A população aprova a filosofia e a execução do programa que devolveu a moradores, comerciantes, turistas e frequentadores das áreas comerciais dos bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica a tranquilidade para circular pelas ruas desses territórios.
“Nesses 100 dias conseguimos alcançar resultados extremamente favoráveis no âmbito da segurança pública e também no âmbito social. Conseguimos ocupar com atividades de qualidade os espaços de convivência mútua e a população está satisfeita com o patrulhamento de proximidade na região”, afirma o superintendente do Ronda no Bairro, coronel PM Cícero Silva.
Desde que o Ronda no Bairro foi lançado nas áreas comerciais do Jacintinho e da orla de Maceió é notória a diminuição da incidência dos chamados crimes de rua nos perímetros. Haja vista que o programa rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro de Operações da Polícia Militar de Alagoas (Copom), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.
E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
Prisões e apreensões na orla de Maceió
Foram três operações integradas, nove prisões e um menor apreendido, dois mandados de prisões cumpridos, uma arma de fogo e uma arma branca apreendidas, além de 19 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) registrados.
Social na orla de Maceió
No âmbito social foram realizadas 12 visitas a escolas públicas e privadas, 29 registros e encaminhamentos de casos relativos à população em situação de vulnerabilidade social, palestras educativas sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas, além de atividades de cunho esportivo e cultural em espaços de convivência mútua.
Confira a programação dos 100 dias na orla de Maceió e as atividades no Jacintinho para esta semana:
Orla de Maceió
Cruz das Almas
Quarta (20)
14h30 – Aula de Zumba temática em homenagem aos festejos juninos
15h30 – Apresentação da banda Tome Xote
Jacintinho
Praça do Mirante
Terça (19)
10h – Palestra sobre o risco do uso de álcool e outras drogas na Escola Municipal Dr. Baltazar de Mendonça, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)
11h às 13h – Aulas de futebol, na quadra poliesportiva do Colégio Rosalvo Ribeiro
14h30 às 15h30 - Aulas de futebol, na quadra poliesportiva do Colégio Rosalvo Ribeiro
15h30 - Palestra sobre o risco do uso de álcool e outras drogas na Escola Municipal Dr. Baltazar de Mendonça, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)
20h – Aula de Zumba
Quarta (20)
9h – Brincadeiras tradicionais com a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro
10h - Roda de Conversa com atleta alagoano Jadson Senna, na Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento
10h30 – Oficina de pintura no auditório da Casa de Direitos
Quinta (21)
14h30 – Assistência escolar no auditório da Casa de Direitos
15h30 – Iniciação musical (flauta doce) no auditório da Casa de Direitos
20h – Aula de Zumba
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
5Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT