Cidades
"Água para quem tem sede" será lançada em Maceió e em Arapiraca
Campanha de responsabilidade socioambiental do Sest Senat Alagoas e Pernambuco arrecadará água potável para doação às comunidades afetadas pela seca nos estados
O Conselho Regional de Pernambuco – CRPE e CRNE III – Alagoas lança nesta segunda (26) às 9h30, no auditório da Unidade Sest Senat Maceió, e na terça (26) às 10h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL), a campanha de responsabilidade socioambiental 'Água para quem tem sede'. A campanha tem a proposta de promover a arrecadação de água potável para comunidades que sofrem com a escassez, afetadas pelas estiagens, além da conscientização dos profissionais do setor de transporte e comunidade em geral pelo uso racional da água.
A captação da água potável será realizada por meio de doações e parcerias firmadas com as empresas do setor de transporte, trabalhadores do setor de transporte, funcionários e usuários dos serviços das unidades operacionais do Sest Senat, federações, sindicatos, associações e cooperativas do setor de transporte e comunidade em geral, com a aquisição dos garrafões de 20L e de água potável. Em Maceió, as doações podem ser feitas na Unidade Sest Senat Maceió. A distribuição dos garrafões às comunidades apontadas pelo Governo do Estado de Alagoas, atingidas pela estiagem, será feita pela unidade.
A escassez de água no semiárido nordestino é um problema que exige uma resposta prioritária. A causa está na baixa pluviosidade e irregularidade das chuvas da região e uma estrutura geológica que não permite acumular satisfatoriamente água no subsolo, o que interfere no regime dos rios. Em virtude do solo, a água apresenta, na maioria das vezes, salinidade elevada – com teores de cloreto acima de 1.000 mg/L – o que a torna imprópria ao consumo humano (A Organização Mundial de Saúde recomenda 250 mg/L de cloreto nas águas para o abastecimento das populações).
Dois terços do planeta Terra são formados por água, porém cerca de 0,008 %, do total da água do planeta é potável (própria para o consumo). Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois, em um futuro próximo, poderá faltar água para o consumo de grande parte da população mundial.
"É fundamental como agente transportador se preocupar com as questões hídricas do Estado de Alagoas e Pernambuco. Tivemos a ideia de construir um projeto grandioso de arrecadação de água, a campanha Água para quem tem sede. Entendemos que a água é fundamental desde a sua composição do corpo humano, onde 65% são formados por água. Queremos engajar toda sociedade, trabalhador de transporte, empresários de transporte para que façamos uma grande campanha, para que a água potável, líquido precioso, possa que pessoas que sofrem com escassez de recursos hídricos e pelas longas estiagens do Nordeste, possam adquiri- lá", destaca Nilson Gibson, presidente do Conselho Regional Sest Senat Alagoas e Pernambuco.
A campanha ‘Água para quem tem sede’ segue até novembro de 2017, com doações de água potável para às comunidades afetadas pela seca, palestras e blitz educativas voltadas para o setor de transporte. Além da Unidade Sest Senat Maceió, participam da campanha as unidades de Arapiraca (Alagoas), Recife, Cabo, Petrolina e Caruaru (Pernambuco).
Serviço:
Lançamento Campanha Água para quem tem sede
Segunda (26) | 9h30
Unidade Sest Senat Maceió: Rua Edilson Lins de Araújo, nº 500 - Serraria
(82) 2126-1900.
Lançamento Campanha Água para quem tem sede
Terça (27) | 10h
Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL): R. Prof. Domingos Correia, 490 - Centro
(82) 3530-8382.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?