Cidades
IMA promove aulas de campo com participantes de Caravana Ambiental
Equipes vencedoras da gincana têm a oportunidade de ver in loco o que aprenderam durante as atividades

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA- AL), por meio da sua Gerência de Educação Ambiental, tem realizado diversas Caravanas Ambientais por todo Estado desde 2014. As equipes vencedoras dos jogos e brincadeiras são levadas para aulas de campo, como a que acontece na próxima quinta-feira (15), em Porto de Pedras, na sede do Projeto Peixe-boi.
Pelo menos duas vezes por semana, uma equipe multidisciplinar capacitada viaja a municípios de Alagoas para levar o projeto às escolas. Para incentivar o estudo sobre o meio ambiente, os técnicos realizam uma gincana com jogos diversos entre estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.
Segundo Adelmo Pimentel, consultor ambiental do IMA, os alunos recebem previamente uma lista de temas que devem estudar para participarem da gincana. “Adotamos esse método porque percebemos que, com a competição, os estudantes têm um incentivo maior para aprender sobre o meio ambiente”, explica.
No total, cerca de 150 alunos participam diretamente dos jogos, enquanto o restante da escola coopera na torcida pelas equipes selecionadas. Para o consultor, trabalhar com um número limitado de alunos de forma direta é essencial para eficácia no aprendizado.
Para os três times que garantirem as primeiras colocações na gincana, a equipe do IMA prepara aulas de campo em reservas ecológicas e projetos de proteção da fauna e flora alagoana. “Essas visitas ajudam a complementar as informações que transmitimos na caravana ambiental, para que os alunos vejam in loco a situação do meio ambiente”, afirma Adelmo Pimentel.
Nesta quinta-feira (15), a equipe acompanha um grupo de alunos da Escola Estadual Laura Dantas, de Maceió, em uma visita ao Projeto Peixe-boi do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na sexta-feira (16) a Caravana Ambiental desembarca em Santa Luzia do Norte para atender alunos da rede pública do município.
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
3Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
4Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos