Cidades
Obras dos eixos viários ganham vida em Maceió
Trecho de estrada que corta o Hospital Portugal Ramalho foi pavimentado
As obras de implantação dos eixos viários Cepa e Quartel seguem em ritmo acelerado. Nesta segunda (12), a equipe técnica da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pela obra, realizou a pavimentação do trecho de estrada que corta o Hospital Portugal Ramalho.
Neste primeiro momento, cerca de 160 metros de cumprimento da nova rua que cortará a instituição de saúde serão pavimentados. Este trecho de estrada irá se conectar a outras ruas no entorno, compondo o Eixo Viário do Cepa, que servirá de alternativa viária à Fernandes Lima, começando no Ibama e terminando na ladeira do Teobaldo, na Cambona.
O secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório, explica que as intervenções feitas pelas obras não afetam a segurança da população.
“Estamos iniciando a pavimentação da rua que cortará o Hospital Portugal Ramalho. A intervenção na instituição ocorre após um acordo os representantes da instituição e a Setrand. É interessante ressaltar que a intervenção feita no centro de saúde, assim como a feita no Cepa, não oferece risco ao frequentadores e pacientes da unidade de saúde”, ressalta Alcides.
No Centro Educacional e de Pesquisas Aplicadas, o Cepa, os serviços estão direcionados para a construção do túnel de passagem subterrânea para pedestres.
Já no Eixo Quartel, a equipe técnica da Setrand executa as formas para construção de outra passagem subterrânea, conforme solicitado pelos militares, para acesso dos oficiais a área externa de treinamento.
Trajetos
O Eixo Cepa terá nove quilômetros de extensão, tendo início no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na Gruta de Lourdes, estendendo-se até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo à ladeira Teobaldo Barbosa.
Já o Eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de cumprimento, com início na Rua Marieta Lages, no bairro do Farol, próximo a Super Pizza, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta, por trás do Hospital do Açúcar, tornando-se uma nova alternativa de circulação viária no sentido Sul/Norte e Leste da região Metropolitana de Maceió.
Os dois eixos terão o formato de binários – duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário - e irão servir como vias de escoamento do trânsito para a otimização do tráfego na área, permitindo com que a população possa escolher qualquer um deles para se conectar com as partes baixa e alta da cidade.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5'Ressurrection'
Nova série de Dexter, com Michael C. Hall, estreia em junho de 2025