Cidades
Maceió recebeu 25 jornalistas especializados em turismo no último mês
De acordo com a secretária de Turismo de Maceió, Jannyne Barbosa, as press trips fazem parte da estratégia de marketing da Semptur
Entre os meses de outubro e novembro, Maceió recebeu jornalistas nacionais e internacionais de diversos veículos como os jornais Folha de S. Paulo e O Globo, revistas especializadas, como a Viaje Mais, a Top Destinos e a Runners, as equipes de tvs do SBT Nordeste e da 3m3, além de influenciadores digitais da página Destinos Imperdíveis, entre outras . Também estiveram na capital 5 influenciadores argentinos, através de uma ação específica para promoção de Maceió no mercado latino-americano.
De acordo com a secretária de Turismo de Maceió, Jannyne Barbosa, as press trips – viagens de imprensa – fazem parte da estratégia de marketing da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió – Semptur, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH/AL para promover o destino.
A ação acontece através do convite de viagem a formadores de opinião ou apoio local a jornalistas que já estejam produzindo conteúdo turístico na cidade, através de parcerias com hotéis, restaurantes e receptivos turísticos. No total, 10 veículos e 25 jornalistas estiveram produzindo conteúdo com foco turístico na cidade no último mês. “O foco é gerar mídia espontânea atingindo o público final de diversos destinos emissores do País, seja através de publicações tradicionais, TV, ou plataformas online”, explica Jannyne.
Somente a Folha de S. Paulo e o Globo, os dois maiores jornal do País em circulação, juntos, atingem 34,52 milhões de brasileiros via aparelhos móveis, internet e versão impressa, “Essas ações junto à mídia têm um alcance e uma visibilidade muito importantes quando conseguimos selecionar profissionais estratégicos que tenham capacidade de gerar conteúdo relevante e confiável que seja compartilhado em suas diversas plataformas. Isso vai fazer que os turistas se inspire nessas informações para planejar suas viagens. É muito mais provável que ele confie no relato de alguém que veio e experimentou o destino, do que em um anúncio ou conteúdo institucional”, reforça Jannyne.
Durante o roteiro personalizado para cada veículo, os jornalistas puderam conhecer praias da capital, conversar com chefs, visitar ateliês de arte, degustar pratos tradicionais, praticar atividades de aventura e se render a diferentes experiências nos arredores da cidade, seja em pousadas de charme, reservas ecológicas ou roteiros por dunas e mangues.
Um dos diferenciais da ação de press trip 2016 foi envolver blogs e novas mídias que têm cada dia mais poder de influência nas decisões de viagem. A página Destinos Imperdíveis, por exemplo, tem quase 500 mil seguidores. Até agora eles já fizeram 47 posts sobre o destino, tendo impactado 787 mil pessoas. Já os influenciadores argentinos, juntos, impactaram mais de um milhão de pessoas.
Gastronomia
Segundo Santiago Igarza, um dos sócio-fundadores do Portal Intripper, plataforma de viagem argentina, um dos destaques foi a cena gastronômica. “Além das praias, claro, acho que o que mais me surpreendeu foi a diversidade e qualidade da hotelaria e da gastronomia. Apesar de ter conhecido não mais que 4 hotéis, posso dizer que Maceió não deixa nada a dever nesse quesito a grandes destinos no Caribe. Com a vantagem de que é possível encontrar aqui uma atmosfera e identidade local, mesmo nos melhores restaurantes, que contrastam com a padronização de redes de hotéis e restaurantes em alguns destinos no Caribe voltados apenas para o agradar o gosto médio do turista dos Estados Unidos, o que empobrece a identidade local. E acho que o fortalecimento dessa identidade um dos diferenciais mais importantes que vocês devem apostar”, contou o empreendedor ao Portal Agenda A durante entrevista.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas