Brasil

Ministro do STJ, Humberto Martins discute Inteligência Artificial no Judiciário em evento da Anape

Por Assessoria 07/03/2025 11h53 - Atualizado em 07/03/2025 17h23
Ministro do STJ, Humberto Martins discute Inteligência Artificial no Judiciário em evento da Anape
Divulgação - Foto: Assessoria



A Inteligência Artificial (IA) e seus impactos no sistema judiciário serão tema do próximo Diálogos Jurídicos, iniciativa da Escola Nacional de Advocacia Pública (Esnap), da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape). O encontro virtual acontece no dia 12 de março, às 10h, e terá como convidado especial o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins.

Com transmissão ao vivo pelo canal da Anape no YouTube, o evento reunirá autoridades e especialistas para discutir como a IA vem transformando a atuação do Judiciário e quais os desafios para garantir transparência, imparcialidade e segurança jurídica no uso dessas tecnologias. Os participantes que realizarem inscrição prévia terão direito à certificação. As inscrições podem ser feitas pelo site anape.org.br/eventos/dialogos-juridicos, e o link de acesso será enviado na véspera do evento.

O Ministro Humberto Martins tem uma carreira consolidada no direito brasileiro. Já atuou como promotor de Justiça e procurador do Estado em Alagoas, além de ter presidido a seccional alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 2006, foi nomeado para o STJ, onde também exerceu a presidência no biênio 2020-2022. Sua experiência e conhecimento jurídico o tornam uma das vozes mais qualificadas para debater os impactos da IA no Poder Judiciário.

O Diálogos Jurídicos é um espaço de reflexão e troca de conhecimento, reunindo especialistas para tratar de questões de grande impacto na sociedade. A coordenação do projeto está a cargo do presidente da Anape, Vicente Braga, e do diretor-presidente adjunto da Esnap, Luiz Henrique Barbugiani.

Diante das rápidas transformações tecnológicas e da crescente adoção da IA no meio jurídico, o evento se apresenta como uma oportunidade para aprofundar o debate sobre as inovações e desafios que essa nova realidade impõe ao Judiciário brasileiro.