Brasil

Tigre realiza Curso de Entradas Táticas nos moldes da SWAT

O treinamento foi iniciado no dia 14 deste mês e se encerra no próximo dia 19

Por PC/AL 16/02/2022 12h33
Tigre realiza Curso de Entradas Táticas nos moldes da SWAT
Curso tem carga horária de 60 horas, com aulas práticas e teóricas, inclusive com a prática de tiro policial - Foto: PC/AL

O Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre) está realizando o 1º Curso de Entradas Táticas – CET, Tigre/PCAL.

O treinamento foi iniciado no dia 14 deste mês e se encerra no próximo dia 19 (sábado).

O curso tem carga horária de 60 horas, com aulas práticas e teóricas, inclusive com a prática de tiro policial.

Os instrutores, na sua maioria, são integrantes do Tigre, formados em Brasília, no Curso de Entradas Táticas da Divisão de Operação Especiais (DOE) da Capital federal, que é referência nacional nesta modalidade conhecida como CQB (Combate em Ambiente Confinado), onde foram preparados pelas melhores unidades americanas como o Seals e Swat, dentre outras.

Em 2017, o Tigre conseguiu enviar o primeiro agente, Cristiano Borges, para o IV CET, em nível nacional; em 2020, o XI CET teve a participação do agente João Paulo, e em 2021, foram enviados ao XIII CET os agentes Gilson Alves, do Tigre, e Antônio de Pádua, do Núcleo de Ensino da Academia de Polícia Civil de Alagoas.

O curso tem também a participação de instrutores, como o policial BOPE (Batalhão de Operações Especiais), da Polícia Militar, Rodrigo Avner, coronel da reserva Ênio, cabo Tenório, subtenente da reserva Flávio Bastos e instrutor de artes marciais, Vergete.

O coordenador do Tigre, Antônio Vasco, salientou que a realização do curso só foi possível a partir da preparação dos policiais civis em Brasília.

“Desta forma, fica o agradecimento ao ex-secretário de Segurança, coronel Lima Júnior, ao ex-delegado-geral Paulo Cerqueira, ao atual secretário Alfredo Gaspar, ao delegado-geral Carlos Reis e ao governador Renan Filho, cujos apoios foram fundamentais para a realização do Curso de Entradas Táticas”, concluiu Antônio Vasco.