Brasil
Casos de febre amarela fazem aumentar a busca por vacina no RJ
Quatro casos da doença já foram confirmados no estado este ano, três deles levaram à morte. Todos os municípios do estado estão incluídos em campanha de vacinação permanente
Depois da confirmação de mais duas mortes suspeitas por febre amarela no estado do Rio de Janeiro, aumentou a procura pela vacina contra a doença. Nesta terça-feira (16), a fila em um posto de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, começou ainda na madrugada.
A primeira pessoa da fila disse que chegou ao posto às 3h. Muitas pessoas disseram que já haviam procurado a unidade no dia anterior, mas saiu de lá sem ser vacinado. A prefeitura da cidade afirmou que não faltam doses da vacina.
A Fiocruz confirmou, nesta segunda-feira (15) a morte de mais duas pessoas por causa de febre amarela em Valença, no sul do estado. Uma outra vítima morreu em Teresópolis. Um quarto caso, que não evoluiu para óbito, foi registrado também em Valença.
Outra morte que está sendo investigada é a de um adolescente de 17 anos que morreu na segunda-feira na capital após uma hepatite fulminante. Ele era de Miguel Pereira, no Sul do estado, e foi transferido para o Rio diante da gravidade do caso.
Os médicos disseram que a doença do rapaz tem características de ter sido desenvolvido a partir da febre amarela.
Desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece.
Os casos registrados até agora no estado do Rio são do tipo silvestre, transmitido pelas espécies de mosquito Haemagogus e Sabeths, presentes em áreas demata. Não há registro da forma urbana da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942 no país.
A secretaria reforça a importância das pessoas que ainda não se vacinaram buscarem um posto de saúde próximo de casa para serem imunizadas.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




