Brasil

Alagoano aposta em livro digital e alcança 10 mil e-books vendidos no mês de lançamento

Publicação tem o objetivo de apresentar formas eficientes de ensinar matemática a partir da análise das principais deficiências encontradas no processo de ensino aprendizagem da disciplina

Por Assessoria 14/06/2017 10h09
Alagoano aposta em livro digital e alcança 10 mil e-books vendidos no mês de lançamento
Reprodução - Foto: Assessoria

O matemático alagoano, Thiago Dantas, alcançou a marca de 10 mil e-books vendidos no  mês de lançamento com a sua primeira publicação na editora carioca Abrindo Página. O livro “Educação Matemática” ainda não chegou às livrarias, mas já é lido pelos amantes de livros digitais. O formato físico deve chegar às lojas ainda este mês.

A publicação tem o objetivo de apresentar formas eficientes de ensinar matemática a partir da análise das principais deficiências encontradas no processo de ensino aprendizagem da disciplina. Também é uma forma de discutir uma nova perspectiva sobre a educação matemática e aplicação de métodos práticos e criativos, que incluam questões do dia a dia nas aulas.

Uma análise do Portal Brasil aponta que entre os anos de 2009 e 2014, as disciplinas de matemática, química e física tiveram as piores taxas de acerto entre os candidatos que fizeram Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em relação à matemática, os conteúdos que os alunos mais erraram foram sistema de equações, funções do segundo grau e escala. 

A formação dos professores e as técnicas utilizadas para dar aula de matemática faz parte do conjunto de elementos que compõe o desenvolvimento dos alunos ao longo da vida estudantil. Resultados recentes de pesquisas feitas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que alunos dos ensinos fundamental e médio têm dificuldade com exercícios básicos que envolvam as quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Talvez isso aconteça porque muitos alunos já se perguntaram e ainda se perguntam quando é que vão usar todas aquelas fórmulas gigantescas e complexas na vida real, no dia-a-dia. Se você não é matemático, economista ou contador é provável que realmente não vá precisar, mas certamente terá que dividir o saldo de uma aposta entre amigos que ganharam na loteria; somar os gastos do mês e relacionar com o valor do salário para não passar aperto e se descontrolar financeiramente; decidir se faz um consórcio ou um financiamento e em qual deles a vantagem é melhor.

São muitas as situações do cotidiano que nos obrigam a usar a matemática, mesmo sem percebermos. O autor acredita que, invés de empregar a disciplina de matemática de forma tradicional, seria mais eficaz criar a disciplina de educação matemática com a finalidade de colaborar para o desenvolvimento de um ponto de vista matemático sobre a realidade das pessoas.

O ensino da matemática pode ser prazeroso, atrativo e instigante. Só é preciso mostrar para os alunos, das mais diversas fases da vida escolar, que não se pode ficar preso nos obstáculos criados por um processo desatualizado de ensino aprendizagem, mas reinventar os métodos e fazer uso, também, das tecnologias para tornar a matemática mais presente na vida todos.

O livro Educação Matemática pode ser encontrado nas maiores plataforma de venda de livros do Brasil como Amazon e Saraiva.