Saúde

18 de Abril de 2018 15:09

SMS promove atividades na ação do Projeto Vida no Trânsito

Atividade teve o objetivo de conscientizar e sensibilizar motociclistas e à população de Maceió sobre os cuidados com a saúde e a segurança no trânsito

↑ Ação do Projeto Vida no Trânsito, no Cepa (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Trânsito)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (GVS), participou, na manhã desta quarta-feira (18), de mais uma ação do Projeto Vida no Trânsito (PVT), promovido pelo Comitê Estadual e Municipal do projeto, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol. A atividade teve o objetivo de conscientizar e sensibilizar motociclistas e à população de Maceió sobre os cuidados com a saúde e a segurança no trânsito.

Essa ação foi à última do cronograma trimestral do projeto, iniciado em fevereiro deste ano tendo como público-alvo os motociclistas da capital. Além do Farol, as atividades também foram realizadas no Centro da cidade e em Bebedouro. Ao todo, mais de 300 pessoas foram sensibilizadas sobre os cuidados que se deve ter com a saúde, com as leis de trânsito e a adoção de hábitos seguros.

Palestra conscientizou sobre os cuidados com o trânsito. Foto: Ascom SMS.

Palestra conscientizou sobre os cuidados com o trânsito (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

Na ocasião, a população participou de atividades educativas com temas relacionados aos cuidados com o trânsito, alimentação, saúde e saúde bucal. Além disso, realizaram testes de glicemia, aferição de pressão, vacinação para prevenção de tétano, hepatite B e a DTPA, para gestantes, e outros testes rápidos, ofertados pela Atenção Básica da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e pela Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não-transmissíveis (DVDATNT/DVS) da SMS.

SMS promoveu ações voltadas à saúde. Foto: Ascom SMS.

SMS promoveu ações voltadas à saúde (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

Segundo a técnica do PVT da SMS, Rozali Costa, a ação aconteceu de forma estratégica no Cepa por ser um local de grande circulação de pessoas e do público jovem. “A educação no trânsito abrange todos os públicos, mas o jovem é o nosso preferido porque são mais vulneráveis aos acidentes de trânsito. Por isso chamamos atenção para a redução da morbimortabilidade. São muitas mortes, muitos acidentes e muitos feridos graves e a ação é justamente para chamar atenção da população sobre os cuidados”, explicou.

Rozali Costa, técnica do PVT, destacou a importância da utilização dos equipamentos de segurança. Foto: Ascom SMS.

Rozali Costa, técnica do PVT, destacou a importância da utilização dos equipamentos de segurança (Foto: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde)

As atividades foram planejadas pelos parceiros que compõem o Comitê do projeto, como a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL), SMTT, Detran Alagoas, Sest-Senat, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Cesmac.

Ao longo do ano, outras atividades de conscientização e sensibilização já estão sendo planejadas para acontecer, abrangendo o público como pedestres, taxistas e os motoristas de modo geral. A próxima ação já está sendo programada para maio, com a atenção voltada à campanha ‘Maio Amarelo’.

Fonte: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde / Texto: Lívia Endes

Comentários

MAIS NO TH