Turismo
Artesanato alagoano é destaque na Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro
Artesãs do Programa Alagoas Feita à Mão representaram o estado na maior feira de turismo da América Latina

O programa Alagoas Feita à Mão, gerido pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), marcou presença na Abav Expo 2025, realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, em no Rio de Janeiro, no estande que promove o Destino Alagoas através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
A maior feira de turismo da América Latina reuniu destinos de todo o país, e o estande promocional de Alagoas chamou a atenção dos visitantes ao destacar a força e a beleza do artesanato local como parte essencial da experiência turística do estado.
O secretário de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, ressaltou a importância dessa integração entre turismo e cultura como estratégia de valorização da identidade alagoana.
“Gostaria de parabenizar o Governo de Alagoas que, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Serfi, levou nossas artesãs para fazerem parte da Abav. O turismo impulsiona o artesanato, que é nossa identidade e cultura popular. Ter a presença do setor na maior feira de turismo da América Latina e fazendo sua arte ao vivo, é também um chamamento para que quem passou pelo estande possa conhecer um pouco do quão Alagoas é maravilhosa, sendo vitrine não apenas para o Brasil, mas para o mundo inteiro”, destacou o secretário.
O estande do Destino Alagoas, promovido pela Setur, reuniu os principais atrativos do estado, unindo artesanato, gastronomia e destinos turísticos em um mesmo espaço. As artesãs do Alagoas Feita à Mão, Nena de Capela e Petrucia Lopes produziram peças artesanais no estande representando a tradição e a criatividade dos mestres e artesãos locais, despertando o interesse dos agentes de viagens e visitantes que buscavam vivências autênticas e culturais.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, destacou o encantamento que o artesanato alagoano gerou durante a feira.
“As produções das artesãs Petrucia Lopes e Nena de Capela encantaram a todos. As artesãs confeccionaram em tempo real o bordado filé e esculturas em barro. Essa ação só foi possível graças à parceria com o Alagoas Feita à Mão e com a Serfi. Vale exaltarmos que o artesanato é um dos atrativos turísticos que o nosso estado proporciona aos visitantes. Levar o artesão para eventos desse porte aproxima a arte produzida em Alagoas do mundo”, ressaltou a secretária, reforçando a importância da integração entre turismo e cultura.
Durante os três dias de evento, a participação de Alagoas na Abav Expo representou uma importante vitrine de visibilidade para o estado, fortalecendo o turismo de experiência e ampliando o reconhecimento do artesanato como um dos principais vetores da cultura alagoana.
Em sua 52ª edição, a feira reuniu mais de 2 mil marcas ligadas a diferentes segmentos do turismo e deve atrair cerca de 40 mil visitantes, entre agentes de viagens, profissionais do setor, imprensa e influenciadores.
Considerada a maior feira de turismo da América Latina, a Abav se consolida como um espaço de integração, negócios e capacitação, promovendo o encontro entre destinos nacionais e internacionais e abrindo novas oportunidades de divulgação para o setor artesanal alagoano.
Mais lidas
-
1Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo
-
2Rodrigo Cunha
Vice-prefeito participa da Caminhada do Amor 2025, no Corredor Vera Arruda
-
3Rodada 32
CRB encara a Ferroviária nesta segunda-feira no Rei Pelé
-
4Adriana Rocely
Coordenadora de curso da Uneal denuncia perseguição e pede providências em carta aberta
-
5Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió