Turismo
Hospedagem em hotéis brasileiros terá novas regras

A hospedagem em hotéis brasileiros terá novas regras, conforme portaria assinada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, na última terça-feira (19). Além da desburocratização do check-in e check-out pelos hóspedes, a principal mudança é sobre a cobrança da diária e o tempo utilizado pelo hotel para limpeza do quarto.
Segundo o texto, o preço da diária deve, obrigatoriamente, corresponder a 24 horas. Porém, até 3 horas deste período podem ser destinadas à arrumação, higiene e limpeza do local – os procedimentos não podem exceder esse tempo.
Os hóspedes devem ser informados antecipadamente pelo hotel os horários de sua entrada e de sua saída, além do tempo estimado para limpeza e organização do quarto.
O objetivo da mudança é oferecer maior previsibilidade e transparência aos clientes, além de reforçar a segurança sanitária e jurídica do setor.
Além disso, segundo o Ministério do Turismo, a medida estabelece requisitos mínimos durante a estadia do hóspede, como “higienização completa da unidade e troca de roupas de cama e toalhas, em frequência compatível com o perfil do estabelecimento”.
Outra novidade anunciada é a implementação de uma nova FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes), que promete desburocratizar a entrada e saída do estabelecimento.
Facilidade no Check-in
Será possível realizar o check-in de forma antecipada, digitalmente, eliminando filas na recepção dos hotéis. Segundo nota do Ministério do Turismo, a mudança beneficia também o setor hoteleiro, com maior agilidade no atendimento e redução de custos com papel.
O SNRH (Sistema Nacional de Registro de Hóspedes) vai substituir a tradicional FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes). Com a mudança, será possível realizar, de forma digital, o pré check-in – por QR Code ou link –, check-in e check-out, tornando o processo mais eficiente aos hóspedes e hotéis.
Mais lidas
-
1Julgamento
Julgamento de ação que pode cassar mandato de Paulão é suspenso no TRE/AL
-
2''Batalha Judicial''
Prefeitura de Maceió pode assumir controle do Cesmac a partir de 2026
-
3Neste sábado
1ª Corrida Alagoas Sem Fome arrecada cerca de 2 toneladas de alimentos para instituições do estado
-
4Neste domingo
Ato contra a PEC da Bandidagem em Maceió terá participação da cantora Simone
-
5Ação coletiva
TRE/AL volta a carga e pauta processo para cassar mandato do deputado Paulão