Turismo

Município de Porto de Pedras tem atrações internacionais

Praia do Patacho, primeira praia alagoana a conseguir o cobiçado Selo Bandeira Azul de praia sustentável, é uma delas

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 08/02/2025 09h17
Município de Porto de Pedras tem atrações internacionais
Panorama geral de Porto de Pedras no Alto do Farol - Foto: Reprodução

De todos os municípios alagoanos que já foram contemplados com a certificação internacional da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo, Porto de Pedras, que se tornou, nos últimos anos, um dos principais destino turístico da Costa dos Corais, conta pelo menos duas atrações internacionais.

A praia do Patacho, primeira praia alagoana a conseguir o cobiçado Selo Bandeira Azul de praia sustentável, além de estar sempre presente na lista das praias mais bonitas do Brasil, agora tem mais um excelente motivo para comemorar. Com areias claras, águas transparentes e coqueiros ao fundo, Patacho é perfeita para um dia sossegado curtindo a brisa do mar. Na maré baixa, por exemplo, o mar seca e forma um areal com piscinas naturais. Na praia é onde se concentra o maior número de pousadas de luxo e renomados restaurantes de toda a região. Tudo muito caro, vale frisar.

Tão famoso como a primeira atração, mas certamente o mais procurado por turistas, o passeio pelo rio Tatuamunha até o Santuário do Peixe Boi Marinho, é um espetáculo à parte. Para fazer o passeio é preciso se dirigir à sede da Associação Peixe-Boi, localizada no povoado de Tatuamunha. A associação existe desde 2009 e seu principal objetivo é proporcionar a observação do peixe-boi integrado à sustentabilidade e a geração de renda para a comunidade local.

O projeto beneficia aproximadamente 100 famílias na região e todos os guias são instruídos pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade). Durante o passeio, os visitantes fazem uma caminhada pela ponte de madeira, atravessando um denso manguezal que leva ao rio onde ficam as jangadas. A paisagem ao longo do caminho é muito bonita, por isso não deixe de levar a câmera fotográfica. Após a caminhada, que dura em torno de 15 minutos, é hora de fazer o passeio de jangada pelo rio até o santuário, onde ficam os animais antes de serem colocados em liberdade.

O guia, que acompanha o passeio do início ao fim, e os condutores do barco tentam, a partir da embarcação, encontrar algum peixe-boi brincando no rio para mostrar aos turistas. Não é difícil avistar um peixe-boi no rio, até porque eles são dóceis e costumam querer brincar e encostar na embarcação. Mas atenção, é proibido ter qualquer contato com o animal.

Outros pontos interessantes são o histórico prédio da Cadeia Pública, que foi o que sobrou de um forte edificado pelos luso-espanhóis em 1633, construção destinada à defesa de Porto Calvo, pois dificultava o acesso das embarcações holandesas pelo Rio Manguaba; o Farol, com 36 metros de altura, construído em 1933 em um ponto bem estratégico a 90 metros de altitude, instalado numa espécie de mirante, de onde é possível ver toda orla de Porto de Pedras, o encontro do rio Tatuamunha com o mar e avistar as praias de Japaratinga e Maragogi do outro lado do rio e por fim o oitizeiro do Imperador, árvore localizada na encosta do morro do Farol, que a história conta está ligada à visita de Dom Pedro II à região em janeiro de 1860. O Imperador ficou deslumbrado com a paisagem, que incluía o encontro do rio Manguaba com o mar.