Turismo

Maribondo: cachoeira e povoado Mata Verde entram no roteiro do ecoturismo

Município localizado na zona da mata alagoana tem na natureza seus maiores atrativos

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 15/06/2024 10h02 - Atualizado em 15/06/2024 10h21
Maribondo: cachoeira e povoado Mata Verde entram no roteiro do ecoturismo
Cachoeira da Escadinha, encravada na Mata Atlântica, atrai turismo regional para o município - Foto: Edilson Omena

A pouco mais de 100 quilômetros de Maceió, encravado na região da zona da mata alagoana, fazendo divisa com Mar Vermelho e Tanque d’Arca, Maribondo, integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, tem na natureza seus maiores atrativos. São cachoeiras, como a da Escadinha e a do Boi, trilhas, como a da Mata Verde, região conhecida como a Rainha dos Povoados, sobretudo, pela grande densidade de área verde em seu entorno e por guardar alguns vestígios históricos deixados pelos primeiros moradores da localidade, como a Capelinha de Santa Luzia, do início do século 20.

O município, situado na região da zona da mata, mas com um pé na região serrana, tem como ponto de referência o Rio São Miguel, que recebe em sua nascente o nome de Rio do Poço Comprido. A equipe de reportagem do Sistema Tribuna de Comunicação, a convite da Secretaria de Turismo do município, percorreu a pé, numa manhã de sexta-feira bastante chuvosa, toda a trilha da Mata Verde até a cachoeira da Escadinha, passando pela Capela de Santa Luzia e margeando, por boa parte do caminho, às margens do rio São Miguel, um dos mais antigos desbravados em Alagoas.

As maiores atrações do município são as cachoeiras, uma bem conhecida e bastante divulgada, a da Escadinha, além da do Boi, que entraram no roteiro do ecoturismo regional e fazem parte do projeto da Temporada das Cachoeiras de Alagoas. A trilha do Povoado Mata Verde, que atrai muitos visitantes para caminhadas e passeios de bicicleta, é outra atração imperdível. Além disso, tem destaque as festividades, como a Missa do Vaqueiro (12 de outubro), a Festa da Padroeira (6 a 15 de janeiro) e a Festa da Emancipação Política (24 de agosto).

O povoado de Mata Verde, região coberta por muita vegetação e uma grande área coberta por rochas, que surgiu há mais de 100 anos, ampliou suas possibilidades de exploração turística no ano passado, quando a pavimentação asfáltica de acesso foi concluída pelo governo de Alagoas. Na época, a prefeita Leopoldina Amorim, afirmou que era um sonho antigo dos moradores da localidade, que têm como principal atividade a extração de pedra para produção de paralelepípedo. Muitos visitantes de Maceió e de cidades vizinhas passam pelo povoado para banhos refrescantes nas cachoeiras do Poço Comprido e nas bicas do sítio Pacas.