Cidades
Funcionários do Hospital Veredas protestam por atrasos salariais e direitos não pagos
Manifestação ocorre em frente à unidade em Maceió após seis meses de atrasos e ausência de pagamento de 13º salário e outras verbas trabalhistas
Enfermeiros, técnicos de enfermagem, copeiras, profissionais da higienização, maqueiros, nutricionistas, assistentes sociais, trabalhadores da farmácia, do setor de raio-X, do administrativo, da hotelaria, dos laboratórios, do banco de sangue, recepcionistas e outros profissionais realizaram, nesta quarta-feira (28), uma manifestação pacífica em frente ao Hospital Veredas, em Maceió.
Trabalhadores da unidade hospitalar cobram o pagamento de salários atrasados referentes, segundo sindicatos, aos meses de abril, maio, outubro, novembro e dezembro, além do 13º salário e outros direitos trabalhistas que seguem pendentes.
A diretoria do Hospital Veredas ingressou com uma ação de interdito proibitório, que foi acolhida pela Justiça. Com a decisão, os sindicatos estão impedidos de participar dos atos realizados em frente à unidade. A medida prevê a aplicação de multa diária de R$ 10 mil por sindicato em caso de descumprimento. Diante da decisão judicial, as mobilizações passaram a ser realizadas pela base dos servidores.
O protesto ocorre em meio a uma greve por tempo indeterminado que já teve atos de interdição parcial da avenida e reunião com representantes da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde), SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e administração do hospital.
Segundo integrantes do movimento, não há previsão oficial para quitação integral dos valores devidos, e os trabalhadores mantêm a paralisação até que os pagamentos sejam regularizados.

Situação dos pagamentos e respostas oficiais
De acordo com relatos publicados na imprensa local, os débitos salariais também incluem complementos do Piso Nacional da Enfermagem e parcelas do 13º salário de anos anteriores acumulados.
Em nota recente divulgada pela direção do Hospital Veredas, a administração afirmou que a dívida salarial atual é menor do que a divulgada pelos sindicatos e detalhou o processo de redução do passivo desde a intervenção financeira e administrativa da unidade, iniciada em novembro de 2024.
Representantes do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal) também formalizaram cobranças por meio de ofício às autoridades competentes, exigindo a regularização das verbas trabalhistas em atraso.

Impactos e desdobramentos
Profissionais que atuam no hospital relataram dificuldades decorrentes da ausência de salários, o que já levou à suspensão de atendimentos e à interrupção de atividades em determinados momentos como forma de protesto.
A questão também motivou ações de órgãos públicos, como Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Alagoas (MP/AL) e Defensoria Pública da União (DPU), que reforçaram a prioridade no pagamento de salários e demais verbas trabalhistas.
Leia também
Atos continuam Profissionais do Hospital Veredas realizam novo protesto por salários atrasados em Maceió Mobilização Funcionários do Hospital Veredas completam 15 dias de greve em meio à maior crise da história da unidade Maceió Protestos de trabalhadores do Hospital Veredas voltam a bloquear a Fernandes Lima Congestionamento Protesto de trabalhadores do Hospital Veredas volta a bloquear a Fernandes Lima Maceió Servidores do Hospital Veredas mantêm a greve Maceió Funcionários do Hospital Veredas entram em greve e bloqueiam trecho da Fernandes Lima em Maceió Decisão Com crise no Hospital Veredas, Justiça Federal intervém para assegurar atendimento Hospital Órgãos de controle pedem bloqueio de R$ 2,7 milhões do Estado para garantir funcionamento do Veredas Atraso MPF dá prazo de 48 horas para Estado efetuar pagamento ao Hospital Veredas Protesto Salários em atraso provocam greve no Hospital VeredasMais lidas
-
1Gratuito
Afya Maceió retoma assistência em saúde com agendamento para atendimento das Clínicas
-
2Denúncia
Vigilância Sanitária apreende 580 kg de produtos fora do prazo de validade no Jacintinho
-
3Futebol
CSA e CRB empatam em 1 a 1 no Clássico das Multidões do Campeonato Alagoano
-
4Famosos
Imagens mostram agressão de cantor João Lima contra esposa
-
5Dinheiro, corrupção e amizade
O crime real que inspirou Dinheiro Suspeito, novo sucesso da Netflix


