Turismo
Ministros do Turismo do Mercosul discutem facilitação de fluxo de turistas nas fronteiras em seminário internacional
Encontro contou também com temas sobre a promoção dos destinos sul-americanos e atração de investimentos para o setor
O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, abriu nesta quarta-feira (22) o Seminário Internacional Turismo de Fronteiras, realizado em Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). O evento, que contou com a presença de representantes do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile (país associado) e Uruguai busca, entre outras ações, facilitar o fluxo de turistas nas fronteiras dos países. Encontro organizado pelo Ministério do Turismo do Brasil com a participação da Itaipu Binacional, termina nesta quinta-feira (23.11) com reunião oficial de ministros do Turismo dos países do Bloco.
O ministro Celso Sabino destacou o objetivo comum dos países no encontro. “Pretendemos aqui fazer uma produtiva reunião marcando as negociações que estamos todos trabalhando juntos para melhorar o fluxo de turistas entre nossos países. Temos alguns desafios aqui pautados nas conversas de hoje, entre eles o livre acesso entre as nossas fronteiras”, disse.
Além da facilitação do fluxo de turistas nas fronteiras dos países que compõem o Bloco, os presentes discutiram o desenvolvimento de projeto para a promoção turística conjunta, a partir da marca "Visit South America", lançada no início deste ano; e a definição dos circuitos integrados que compõem a Rota Natural do Sul, sendo três com participação do Brasil. Também foram debatidas a incorporação à Rede Latino-Americana de Governos para Atração de Investimentos em Turismo e a prevenção ao tráfico humano e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo.
A ministra do Turismo do Paraguai, Angelita Duarte de Mellilo, ressaltou o trabalho conjunto dos países vizinhos e a necessidade de discussão de assuntos importantes para o desenvolvimento do setor na região. “É o momento de reunirmos os ministros do Turismo dos países irmãos, trabalhar em equipe, vendendo os destinos como uma região e não como países independentes e facilitar o acesso, o trâmite imigratório e mostrando ao mundo que somos uma região digna de ser visitada”.
A programação do seminário ainda incluiu discussões sobre a manutenção de site do roteiro "Caminho dos Jesuítas", Patrimônio Mundial da Unesco, e a definição do Caminho como itinerário religioso junto à Santa Sé. O Ministério do Turismo brasileiro já enviou solicitação à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que irá analisar a proposta para a inclusão à jurisdição da Igreja Católica em Roma.
Anfitrião do evento, o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, agradeceu pela participação de Itaipu no evento e se colocou à disposição para facilitar o trânsito migratório. “É um orgulho para Itaipu receber um grande evento como esse. Nosso papel, desde a nossa fundação e construção, é ser uma marca de integração da América Latina. Temos o objetivo também de facilitar e reduzir a burocracia para que os turistas tenham mais movimento entre os países, lhe permitindo comprar mais e gerar mais desenvolvimento”, finalizou.
Também marcaram presença o ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Vieira Duarte e o cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alejandro Massuco.
VISIT SOUTH AMERICA
A iniciativa desenvolvida pelo governo brasileiro busca, de forma integrada, promover e posicionar internacionalmente os destinos destes países, com foco em atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade. Já há definição de uma rota integrada para o segmento de Turismo de Natureza dos países do Mercosul, da Bolívia e do Chile, por meio da Rota Natural do Sul. Ao todo, serão sete roteiros, sendo três deles com destinos brasileiros: Rota da Selva Chaco-Paranaense (Argentina, Brasil e Paraguai), Rota dos Grandes Rios (Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil) e a Rota Oceânica (Argentina, Brasil, Uruguai e Chile).
MERCOSUL
Fundado em 1991, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é a m abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto redemocratização e da reaproximação entre os países da região ao final da década 1980. O Mercosul é um instrumento para a promoção da cooperação, do desenvolvimento, da paz e da estabilidade na América do Sul.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas