Turismo

Artesanato alagoano é destaque na revista Casa Vogue

Reportagem traz uma viagem completa sobre as belezas produzidas na Ilha do Ferro, expoente do artesanato alagoano

Por William Makaisy / Ascom Sedics 12/04/2023 17h52
Artesanato alagoano é destaque na revista Casa Vogue
Reportagem publicada na Revista Vogue mostra as diversas tipologias do trabalho artesanal produzido no povoado Ilha do Ferro - Foto: Divulgação

As obras dos artesãos alagoanos estão ganhando mais uma vez destaque nacional, desta vez na edição de abril da revista ‘Casa Vogue’, da editora Globo. Ilustrada com peças da Ilha do Ferro, expoente do artesanato alagoano, a reportagem é uma viagem pelo pitoresco vilarejo do sertão, com parada obrigatória pelos pontos mais belos do povoado com maior concentração de artistas por metro quadrado em Alagoas.

Intitulada “Ilha do Ferro - tesouro de Alagoas”, a reportagem mostra as diversas tipologias do trabalho artesanal produzido no povoado e apresenta ao seu público uma viagem mais que especial, mostrando as belezas locais e a produção artesanal tipicamente alagoana, com visitas a ateliês e museus da região.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o artesanato alagoano encanta o público com toda sua singularidade, levando riqueza cultural e um pouco da história do Estado para todos os cantos do mundo. “Esse é mais um espaço conquistado pelo artesanato produzido em nossas terras, que ganha cada vez mais protagonismo, dentro e fora do país. Através do Programa Alagoas Feita à Mão, gerido pela Sedics, temos trabalhado arduamente para levar as belezas produzidas por nossos artistas para ainda mais lugares, valorizando nossos artesãos e a rica cultura de Alagoas”, disse.

Alagoas Feita à Mão

Executado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), o objetivo do programa Alagoas Feita à Mão é estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano e, consequentemente, proporcionar a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal.

O programa, que conta com um espaço físico para comercialização do artesanato alagoano no piso L2 do Parque Shopping, em Maceió, possui também a galeria on-line Alagoas Feita à Mão, que reúne a produção de diversos artistas locais, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos, além de contribuir para a geração de renda no segmento.

É possível acessar o site através do endereço www.alagoasfeitaamao.com.br. Com mais de 1.300 produtos anunciados e mais de 101.500 negociações feitas, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira.

Tags: