Turismo

Barra Grande, a nova sensação do verão em Alagoas

Um paraíso em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, praia foi escolhida como a melhor de Alagoas na estação passada

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 25/03/2023 10h04 - Atualizado em 27/03/2023 19h28
Barra Grande, a nova sensação do verão em Alagoas
É em Barra Grande que se forma o fenômeno conhecido como “Caminho de Moisés”, que proporciona caminhada de 800m mar adentro - Foto: Costa dos Corais Convention

Alagoas possui muitas praias que estão entre as mais belas do Brasil, sempre citadas em sites especializados, como Francês, Gunga e Jacarecica do Sul, no litoral Sul, e Carro Quebrado, Toque e Patacho, no litoral Norte. Na primeira alta temporada 100% sem o medo da Covid-19, uma praia veio a ribalta e foi escolhida como a mais bela do Estado. Barra Grande, em Maragogi, é realmente um paraíso. É assim que muitos definem umas das mais belas e turísticas praias do litoral Norte.

Barra Grande, um dos povoados mais importantes do município, que encanta turistas de todo o mundo, se destaca por proporcionar ótimo banho de mar, pescaria e visitas às suas famosas piscinas naturais. O povoado também tem seu lado lagunar de pequena profundidade, rico em caranguejos, que deixam turistas do mundo inteiro encantados.

Mais famosa do que a praia em Barra Grande existe o famoso “Caminho de Moisés”. Não se sabe ao certo o porquê desse nome, mas acredita-se que faça menção à passagem bíblica do livro de Êxodo, na qual Moisés dividiu o mar Vermelho e libertou o povo do Egito. Portanto, assemelhando-se ao extenso caminho de areia que divide o mar. Esse banco de areia que se forma permite aos visitantes realizarem uma caminhada de aproximadamente 800 metros mar adentro durante a maré baixa. Vale destacar que a areia do local é do tipo cascalho, uma mescla de pedras pequenas e fragmentos de conchinhas do mar que deixam o local ainda mais bonito.

Mas o fenômeno da natureza só é possível por conta da maré baixa que vai de -0.1 a 0.6, que é a altura permitida para a visitação das piscinas naturais de Maragogi. Porém para que o caminho se forme é preciso que a maré esteja entre -0.1 e 0.2.

Mas lembre-se que estamos falando de um fenômeno da natureza que sofre influência de ventos e chuvas, logo o caminho também pode se formar em outros níveis de maré baixa. Na verdade, quanto mais baixa a maré, mais visível e “aberto” o caminho fica. Após o nível de maré 0.2 não é certo que o caminho irá se formar. Isso porque o nível do mar na entrada do caminho já fica um pouco mais alto.

E para curtir Barra Grande e o caminho com segurança, saia com 1h de antecedência do horário da maré baixa. Iniciar a caminhada com esse tempo de antecedência é muito importante, dessa maneira você consegue chegar lá quando o mar vai estar no seu ponto mais baixo, podendo aproveitar e voltar com segurança para a praia. No final do caminho, a piscina que forma é realmente fascinante: o degradê de tons de azul do mar se mistura ao azul do céu com a areia branca, que permite uma completa conexão com a natureza.

Mas Barra Grande, além de ser uma praia conhecida nacionalmente, é um povoado de grande importância histórica para o município, bem como para Alagoas, pois foi alvo de batalhas entre holandeses e portugueses na fase de colonização da época conhecida como Alagoas Boreal. E no livro “Maragogi: um paraíso histórico de Alagoas”, existe uma citação de que Barra Grande também foi palco da Guerra dos Cabanos, que começou como um movimento restaurador armado, que tinha por objetivo trazer de volta ao trono do Brasil o imperador D. Pedro I, que renunciara para voltar a Portugal. A guerra teve início no ano de 1832.