Turismo

RedeTrilhas recebe prêmio internacional

Iniciativa desenvolvida pelos ministérios do Turismo, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o ICMBio e ONGs busca conectar o Brasil por meio de corredores ecológicos

Por Victor Maciel / MTur 13/03/2023 16h00
RedeTrilhas recebe prêmio internacional
Trilha Transcarioca, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ) - Foto: MTur / Arquivo

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas) foi reconhecida internacionalmente com o Prêmio Advancing Trails Awards. A honraria reconhece a contribuição extraordinária de voluntários, profissionais, governos e outras lideranças para a criação de um sistema eficiente de trilhas ao redor do mundo. Ofertado pela coalizão norte-americana American Trails, maior organização de trilhas do planeta, que reúne instituições gestoras de trilhas e de áreas protegidas, o prêmio busca promover o desenvolvimento, a implementação, a preservação, a capacitação e a divulgação de percursos ecológicos.

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o prêmio é resultado do trabalho e o esforço coletivo de servidores públicos, voluntários e trabalhadores da iniciativa privada e tem potencial para impulsionador o turismo brasileiro. “As trilhas de longo curso, além de serem ferramentas para estímulo do turismo em áreas naturais e de conservação da biodiversidade, são um produto de baixo custo de implantação e retorno alto e rápido. Nossa intenção é formar uma rede de trilhas em todo o Brasil, para que turistas possam ter mais opções de experiências turísticas que promovam o contato com a natureza”, afirmou Daniela Carneiro.

Pedro Menezes, um dos diretores da Associação Rede Brasileira de Trilhas, que compõe a RedeTrilhas, destacou a importância da premiação para ampliar o trabalho. “Trata-se de um prêmio de valor simbólico inestimável e do maior reconhecimento recebido até hoje pela Rede Brasileira de Trilhas, iniciativa desenhada de baixo para cima por membros voluntários da sociedade civil e que hoje é uma robusta política pública nacional, sob a coordenação do Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente e ICMBio”, ressaltou.

O governo federal desenvolve políticas públicas para fortalecer o setor. A principal delas é a parceria do Ministério do Turismo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que culminou com a formalização da RedeTrilhas.

A RedeTrilhas busca ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar oportunidades de emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se inserem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. A iniciativa também favorece a atenuação dos efeitos de mudanças climáticas, com o aumento das possibilidades de migração de fauna e a promoção de educação ambiental.

Esta política pública, que conta com um forte engajamento de voluntários da sociedade civil, resgata rotas históricas e conecta pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro, em uma jornada de milhares de quilômetros de trilhas de longo curso implementadas em todo o território nacional. Atualmente, o governo federal reconhece 7 trilhas, ou 1.914 quilômetros, por meio da ação. Outras 10, que totalizam 2.585 quilômetros, estão em processo de reconhecimento.

ENTREGA

O prêmio deverá ser entregue a representantes da Associação Rede Brasileira de Trilhas e do governo brasileiro durante a edição de 2023 do International Trails Summit, maior e mais prestigiado congresso de trilhas do mundo, que será realizado em Reno, no estado de Nevada (EUA), entre os dias 17 e 20 de abril deste ano.

COMO FAZER PARTE DA REDETRILHAS

As propostas de adesão de trilhas de longo curso existentes no Brasil à RedeTrilhas devem ser apresentadas ao Ministério do Meio Ambiente em meio físico ou pelo e-mail [email protected], podendo ser encaminhadas por órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados, de acordo com os requisitos estabelecidos.

CLIQUE AQUI e acesse a cartilha para orientar a adesão à RedeTrilhas.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

O Ministério do Turismo também atua na disseminação desta política pública interministerial entre gestores, estados e municípios interessados em implementar trilhas de longo curso nos seus territórios e regiões turísticas. Neste sentido, o MTur participa de eventos e reuniões técnicas para que gestores atuem como multiplicadores de informações, ampliando a adesão à iniciativa.