Turismo

Chef de cozinha Everaldo Inocêncio se destaca com sabores da lagoa com o restaurante Brisa da Lagoa

Empreendimento fica no município de Coqueiro Seco, região metropolitana de Maceió

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 31/01/2023 16h33 - Atualizado em 31/01/2023 18h42
Chef de cozinha Everaldo Inocêncio se destaca com sabores da lagoa com o restaurante Brisa da Lagoa
Chef tem se destacado com sabores da lagoa - Foto: Arquivo pessoal

A trajetória na gastronomia de Everaldo Inocêncio começa ocasionalmente aos 19 anos no Hotel Matsubara, como auxiliar de limpeza de cozinha e depois como auxiliar de cozinheiro. Como nunca tinha pensado em ser cozinheiro, e muito menos em ser chefe, pois não tinha nenhuma veia hereditária, ou nenhuma inspiração a respeito, foi em busca de uma vaga de cummins, e como a vaga já havia sido preenchida, ofereceram a vaga de auxiliar de limpeza na cozinha. E foi a partir dali que começou a se interessar pelos sabores, pelos gostos e pela diversidade de combinações.

Aos 20 anos entrou no então Hotel Meliá como auxiliar de cozinheiro de onde saiu, cinco anos depois, como segundo cozinheiro. Aos 25 anos assumiu a cozinha do Restaurante San Martins, e foi nessa época que cursou a Escola de Gastronomia do Sesc, obtendo o diploma de chefe. Ao longo desses 25 anos de experiência, assumiu a cozinha de restaurantes conceituados como Hibiscus, Mar & Cia, restaurantes da rede de Hotéis Ibis e do hotel Gungaporanga.

Depois de um longo currículo, resolveu abrir, há dois anos, o próprio Restaurante Brisa da Lagoa, em Coqueiro Seco, junto com a esposa e sócia Ivanilda. Além disso, participou de três edições seguidas do Festival Brasil Sabor (2017, 2018 e 2019) como colaborador, e recentemente como chefe proprietário de restaurante participou da edição 2022, com um prato criado exclusivamente para o festival, que teve aceitação acima da média, e continua rendendo fortes elogios. Esse mesmo prato (baião da lagoa) rendeu o terceiro lugar no tão aclamado festival CHEFS ALAGOAS, e que levou o restaurante a participar da entrega do Prêmio DÓLMÃ, que aconteceu em julho em Amapá.

Assim, a experiência profissional do chef Everaldo se confunde com história de vida, pois há 25 anos vive mais dentro das cozinhas e dos salões do que na própria casa. O seu perfil do Brisa da Lagoa tem uma inclinação para uma culinária autoral, criativa, mantendo claro, a originalidade e a cultura que permeia a região da lagoa, onde procura equalizar simplicidade, qualidade e sabores. "Temos um certo dom e talento para combinar esses elementos em uma receita, trazendo equilíbrio e simplicidade, e quando exigido, arrematamos com um sutil toque de sofisticação. Fomos abençoados pela geografia, pois o Brisa da Lagoa está localizado em um pedacinho do paraíso, às margens da bela e generosa Lagoa Mundaú. O nosso trabalho vem aos poucos ganhando notoriedade entre os amantes da boa mesa. Penso que os ventos que sopram da Mundaú, tem espalhado os cheiros da nossa cozinha cidade a fora", finaliza o chef Everaldo, que será premiado no Terceiro Prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia, promoção da Revista Class Magazine com apoio da Tribuna Independente.