Turismo

Plataformas de turismo: praias da Rota Ecológica estão entre as mais cobiçadas

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 28/01/2023 09h21
Plataformas de turismo: praias da Rota Ecológica estão entre as mais cobiçadas
Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres; barreiras de corais e piscinas naturais dão charme ao lugar - Foto: Divulgação

Janeiro está terminando e desde o início do verão as três cidades da Rota Ecológica estão vivendo uma alta temporada de festas, muitos eventos e pousadas lotadas. Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras ocupam também lugar de destaque nas plataformas online de viagens, já que suas praias estão entre as mais bem comentadas entre os viajantes. No trecho de 30 quilômetros da Rota Ecológica, com locais paradisíacos, manguezais intocáveis e pousadas de charme, todos podem conhecer o roteiro das 10 praias da região.

Seguindo no sentido sul/norte, a primeira praia é Barra de Camaragibe, uma antiga vila de pescadores que ainda mantém ares de interior, emoldurada pela foz do Rio Camaragibe e um cenário de manguezais. Logo em seguida a Pedra da Baleia, o trecho de praia mais limpo do povoado. Em seguida, com acesso asfaltado, a Praia do Marceneiro é extensa e boa para caminhadas. Nela os recifes da rota começam a aparecer. Atualmente existem pousadas e restaurantes de nível internacional e muitos condomínios.

Em São Miguel dos Milagres, a primeira praia é uma das mais belas. A Praia do Riacho é bastante tranquila, mas já conta com apoio de um receptivo bem pé na areia. Tem faixa de areia fina e águas cristalinas. As piscinas naturais são belíssimas. A praia central é a dos Milagres, uma enseada ladeada de um vasto coqueiral. A água esverdeada do mar é morninha. A orla é marcada pelos currais de peixe e uma das mais belas piscinas naturais da região.

A cultuada e badalada Praia do Toque é o endereço de várias pousadas charmosas. O adjetivo não está aí à toa. É realmente bela, tem uma barreira de recifes a um quilômetro da orla e, em suas piscinas naturais, os peixes são avistados a olho nu. A longa faixa de areia repleta de coqueiros propicia uma agradável caminhada. O acesso à praia pode ser feito em três pontos próximos dos terrenos das pousadas. Por fim a agitada Porto da Rua, principal povoado da Rota Ecológica, com pousadas, hotéis, bares e restaurantes famosos. O mar é limpo e suas piscinas naturais são bastante disputadas.

A foz do Rio Tatuamunha é de tirar o fôlego. Próxima parada, Tatuamunha ou Gibaba, já em Porto de Pedras, é uma das melhores para o banho devido às águas mansas e mornas e uma enseada extensa, que é boa para caminhadas. A uns 500 metros da foz existe o Santuário do peixe-boi marinho, que aproveita o trecho de Mata Atlântica e manguezais para levar a vida numa boa. Aqui é realizado um passeio de barco para apreciar esse animal em via de extinção.

Presença constante em listas que elegem as melhores praias brasileiras, Patacho faz jus à fama. Tem areia clara, mar azul esverdeado, um vistoso coqueiral que literalmente se debruça à faixa de areia e uma sequência de piscinas naturais que se formam na maré baixa. Não há barracas e bares no Patacho. Mas já têm restaurantes, muitos estão nas transadas pousadas e dois clubes de praia.