Turismo

Prefeitura realiza ações de sustentabilidade nas praias de Maceió

Atividade que iniciou no começo de janeiro também tem fiscalização e cadastramento de ambulantes

Por Ascom Sudes 15/01/2023 19h46
Prefeitura realiza ações de sustentabilidade nas praias de Maceió
Ação de sustentabilidade na orla da capital - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Com o objetivo de orientar turistas e maceioenses sobre as práticas Sustentáveis, equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram, durante toda a semana, as praias de Maceió promovendo educação ambiental e distribuição de lixocar.

A ação contou com a contribuição de servidores da Superintendência, aliados aos jovens aprendizes da Locar e da Naturalle, empresas que atuam na coleta regular da capital, que percorreram as praias de Ponta Verde, Jacarecica, Cruz das Almas e Pajuçara, orientando os transeuntes sobre os malefícios provocados pelo despejo inadequado do lixo na natureza.

Além de educação ambiental e distribuição de lixocar, a Operação Verão Massayó, que se iniciou no dia 05 de janeiro, também conta com cadastramento de ambulantes, fiscalização de resíduos gerados por comércios e da Vigilância Sanitária.

De acordo com a diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, conscientizar é o melhor caminho para manter a praia limpa e preservação do meio ambiente.

"Manter a limpeza das nossas praias, além de ajudar na preservação do nosso meio ambiente, também auxilia no turismo, visto que a praia é um dos grandes pontos turísticos da nossa cidade. E para isso, precisamos contar com o apoio de toda a população e também daqueles que estão de visita pela nossa orla", disse.

Josuel Bezerra é vendedor de coco na praia de Cruz das Almas e relata presenciar diariamente o descarte irregular de lixo nas praias.

"Todos os dias eu vejo turistas e até moradores jogando parte de salgadinhos, latinhas de refrigerante e todo tipo de lixo na areia da praia. Eu tento ajudar recolhendo o máximo que posso, mas sou apenas um. Por isso é tão importante que as pessoas tenham consciência para que possamos manter nossa praia limpa", afirmou.

Para Patrícia Lopes é uma grande satisfação ver que a prefeitura promover ações de conscientização na cidade que escolheu para passar suas férias todos os anos.

"É certo que ao menos uma vez por ano viajemos para Maceió. E o grande motivo são as praias. Então, ver que a Prefeitura se preocupa em conscientizar as pessoas me deixa muito feliz, pois assim sei que sempre poderei desfrutar das belezas da cidade com praias preservadas", revelou.

Ajude a Cidade

Para contribuir com a Sudes, além de fazer sua parte realizando corretamente o descarte de resíduos, a população também pode ajudar denunciando. Ao flagrar um descarte inadequado, o cidadão pode entrar em contato com o órgão enviando fotos e vídeos do flagrante, além do endereço completo. Caso seja constatada a infração, o autor pode ser multado.

A Central de Monitoramento da Sudes atende através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou no WhatsApp (82) 98802-4834.