Turismo

Última praia selvagem do Litoral Norte de Alagoas

Votada como a quarta mais bela da região, Morros de Camaragibe é também uma das mais cobiçadas na Costa dos Corais

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 14/01/2023 08h58 - Atualizado em 14/01/2023 10h00
Última praia selvagem do Litoral Norte de Alagoas
Bela e deserta, Praia dos Morros do Camaragibe; obras de estrada devem tornar local mais acessível - Foto: Divulgação

Existem várias formas de se chegar a uma das mais belas praias alagoanas e ainda uma das mais selvagens. Pelo mar, em jangadas que partem da ilha da Croa; a pé, partindo da praia do Carro Quebrado, passando pela pedra da Cebola e seguindo pelas pedras lisas e escuras, com a maré muito baixa; de carro, seguindo pela antiga estrada do Coco, sempre na Ilha da Croa, passando pelo beach Club Capitão Nikolas até o alto do mirante e depois a pé por dentro do canavial ou chegando até a Barra de Camaragibe, atravessando o Rio Camaragibe em pequenas canoas, bem perto da sua foz e caminhando uns 10 minutos.

Nosso destino de verão chega a praia dos Morros de Camaragibe, votada no TripAdvisor como a quarta mais bela do Litoral Norte, um dos trechos mais cobiçados na Costa dos Corais, mas ainda com pouquíssima estrutura e com poucos investimentos, devido, sobretudo, a grande dificuldade de acesso. No entanto essa realidade está perto de mudar, com as obras da estrada, que partindo do povoado Croa, já bem próximo do Carro Quebrado, vai chegar até as margens do Rio Camaragibe, apenas 18 quilômetros, encurtando a viagem em direção a Rota Ecológica em mais de 40 quilômetros. A estrada vai passar por dentro do canavial, e vai permitir incríveis vistas do alto do morro e uma chegada bem mais tranquila à bela e deserta praia.

Ainda considerado o último refúgio selvagem do Litoral Norte de Alagoas, a praia dos Morros é um local com estilo de paraíso mesmo. Quase sempre deserta, com a cor do mar que varia entre o verde turquesa e azul do céu, conta com imenso coqueiral e no fim da caminhada, já perto da Pedra da Cebola, as grandes falésias coloridas, de difícil acesso. Como a praia tem pouca infraestrutura de serviços, como barracas, o melhor é levar sombreiro, comidas e bebidas para aproveitar melhor o dia.

Se a opção é ir até a Barra de Camaragibe, leve dinheiro em papel para o barqueiro. Outra dica importante é chegar cedo para aproveitar o dia, já que a última travessia de retorno de barco ocorre antes das 4h da tarde.

Para os ricos, mas somente para os ricos, que querem se hospedar dentro de uma propriedade particular, cercada de muito verde, cantos de pássaros e sem nenhum barulho, existe uma única opção. É a Casa Regina, uma Best Keep Secret, que é uma locação de casas de alto nível à beira mar, numa das últimas praias selvagens do Litoral Norte.