Turismo

Loja da Economia Solidária recebe turistas que estão à passeio em Maceió

Artesanato local é valorizado com novo ponto instalado pela Prefeitura de Maceió

Por João Ferro e Tatiane Gomes / Ascom Semtabes 05/01/2023 16h43
Loja da Economia Solidária recebe turistas que estão à passeio em Maceió
Espaço está instalado num ambiente voltado para atração do turismo local - Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

Inaugurado em dezembro pela Prefeitura de Maceió, o novo ponto de comercialização dos empreendimentos solidários no Jaraguá tem valorizado o artesanato local. A loja da Economia Solidária no Mercado das Artes 31 está recebendo os turistas que chegam à capital alagoana.

O espaço segue a mesma dinâmica de comercialização de outros pontos instalados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) nos shoppings do Benedito Bentes e da Mangabeiras. O diferencial, explica a coordenadora de Economia Solidária, Salomé Holanda, é que a loja está instalada num ambiente voltado para atração do turismo local.

“O Mercado das Artes é voltado para atender todos os grupos, mas principalmente os turistas. Por isso, a loja tem um diferencial de peças artesanais voltadas para quem está de passagem e deseja levar um souvenir da nossa cidade. Mas os maceioenses também devem conhecer o espaço, valorizar e prestigiar nossos artesãos. É um ambiente agradável e muito bonito”, explica Salomé.

O paulistano Mário Bove veio à passeio com a esposa e revela que é a primeira vez que visita Maceió. Ele ficou encantado com as peças disponíveis na loja e acredita que o papel do poder público municipal no incentivo à arte e cultura é primordial. “Isso é muito interessante porque é preciso ajudar os artesãos locais. Hoje vem tudo de fora do país, mas precisamos valorizar o que é nosso. Estão de parabéns!”, afirma.

O apoio da Prefeitura se torna um dos principais pontos para a valorização do artesanato maceioense, além de incentivar a geração de renda. Andrea Karina é artesã e se sente contemplada com a instalação do novo ponto no bairro histórico de Jaraguá.

“Agora estão sendo abertos novos pontos de comercialização. É maravilhoso esses espaços estarem acontecendo e não ficar limitado ao que já existia. Tudo o que se coloca a mais no sentido de arte, cultura e artesanato faz com que todos cresçam juntos. Nós [artesãos] sempre queríamos um espaço como esse e agora temos oportunidade para trabalhar e divulgar o nosso artesanato”, ressalta a artesã.

A loja da Economia Solidária funciona de domingo a domingo, das 10h às 22h. No local, é possível encontrar o trabalho de 16 empreendimentos solidários do segmento de artesanato cadastrados na Semtabes, que comercializam no espaço pelo sistema de rodízio entre os grupos.