Turismo

Ex-ministro do turismo palestra em Coruripe para empresários do setor

Prefeito Marcelo Beltrão prestigiou o bate papo e parabenizou parceria com o Sebrae

Por Secom Coruripe 20/10/2022 21h56 - Atualizado em 21/10/2022 15h54
Ex-ministro do turismo palestra em Coruripe para empresários do setor
Luiz Barreto esteve na quarta-feira (19) em Coruripe - Foto: Secom Coruripe

Na noite de quarta-feira (19), o ex-ministro do Turismo durante o governo do presidente Lula, Luiz Barreto, esteve em Coruripe participando de uma palestra com empresários do setor. A iniciativa surgiu da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura de Coruripe, através da Superintendência de Turismo.

Com o tema Competitividade no Turismo de Alagoas, o trade turístico lotou o auditório da Câmara de Vereadores de Coruripe.

“Hoje tratamos aqui da competitividade no turismo, da geração de emprego e renda e da importância do turismo para uma região. Mostrei aos presentes que precisamos pensar na integração das 11 cidades que fazem o Litoral Sul, uma região que existe sol, patrimônio arquitetônico e histórico, lagoas, natureza e a Foz do São Francisco. A ideia é transformar a região em uma grande potência turística. Mostramos tudo isso ao setor de Coruripe. Assim, o turismo pode gerar oportunidades para os moradores. O turismo tem que ser bom para os turistas, para os moradores e toda a comunidade”, explicou o palestrante Luiz Barreto.

Desafios para o segmento

Barreto colocou ainda em sua palestra sobre os novos desafios para o segmento: “Os hábitos de consumo já vinham mudando e com a pandemia mudaram ainda mais. Existe uma grande competitividade no Nordeste. Então, precisamos pensar de fato em transformar os atrativos em produto. O novo turista pensa em sustentabilidade, novas tecnologias e ter boas experiências. Todos precisam trabalhar de forma integrada com várias cadeias, artesanato, gastronomia e agricultura. Hoje a integração é essencial para enfrentar os novos desafios no turismo”.

A Região Sul é uma grande potência

Para o ex-ministro do turismo e também ex-presidente nacional do Sebrae, Luiz Barreto, a região Sul de Alagoas pode vir a ser uma grande potência turística.

“A região Sul tem um grande potencial turístico. Pode vir a ser uma potência no Nordeste. Mas, para isso precisa suar muito a camisa, entender o que se passa na cabeça do turista. O que o novo turista pensa e quer. O turista ficou ainda mais exigente”, avisou.

O prefeito Marcelo Beltrão também acompanhou o encontro com empresários do setor turístico e agradeceu a presença de todos e a parceria com o Sebrae. “O Sebrae é um grande parceiro nosso em diversas áreas. O turismo em nosso município é uma das grandes vocações. Então, temos um grande potencial e precisamos trazer para cá novas oportunidades, gerar novos empregos e gerar novas oportunidades de emprego. O turismo é uma das grandes saídas para nosso povo. Quero agradecer ao Sebrae e ao ex-ministro Luiz Barreto por essa noite de debates que teve por intuito ajudar no fortalecimento do turismo da nossa região”, encerrou.