Turismo

Turismo religioso cresce no país e em destinos alagoanos

Esse nicho dentro do turismo brasileiro movimenta cerca de 20 milhões de viagens anuais

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte 01/10/2022 09h59 - Atualizado em 02/10/2022 11h12
Turismo religioso cresce no país e em destinos alagoanos
Palmeira dos Índios, um dos municípios mais importantes do Mapa do Turismo Brasileiro - Foto: Prefeitura de Palmeira dos Índios

Dados do Ministério do Turismo apontam para uma tendência que vem sendo observada há alguns anos pelo setor, especialmente durante a pandemia: o crescimento do turismo religioso.

De acordo com o MTur, esse nicho dentro do turismo brasileiro movimenta cerca de R$15 bilhões por ano no país, além de 20 milhões de viagens anuais e 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé, ou seja, só de turistas, sem contar com as milhares de excursões realizadas anualmente.

São destinos reconhecidos pela peregrinação de fiéis das mais variadas crenças que vêm atraindo turistas nos últimos anos.

Destinos


Em Alagoas, alguns destinos já se tornaram famosos. Penedo, onde acontece a maior celebração à Bom Jesus dos Navegantes, com procissão fluvial pelo Rio São Francisco que atrai milhares de pessoas; no Agreste alagoano à Cidade de Maria, em Craíbas, construída em 2006, local que ficou conhecido por ser uma área de peregrinação e oração; Arapiraca, que também teus seus atrativos de turismo religioso como a caminhada ao Morro Santo da Massaranduba e a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho e Pilar, na região Metropolitana de Maceió, onde tem o Santo Cruzeiro e Complexo Cultural e Religioso Dilma Moreia Canuto. Com uma estátua de 24 metros de Nossa Senhora do Pilar, o lugar é ponto de peregrinação e orações de devotos de todo o estado.

Mas nosso destino do Mapa do Turismo Brasileiro é Palmeira dos Índios, na região Turística do Agreste, pouco mais de 140 km de Maceió, onde milhares de romeiros celebram Frei Damião em seu Santuário na cidade e o Cenáculo de Maria, sempre em meados de dezembro. Outro atrativo religioso da cidade é o Cristo de Goiti, que fica instalado no alto da Serra que tem o mesmo nome.

Inclusive, existe um projeto para implantação do Santuário de Frei Damião, no Distrito de Canafístula.

A imagem terá cerca de 20 metros e será um novo espaço de fé e religiosidade para os devotos de Frei, a quem é atribuído muitos milagres e curas.

A estátua será erguida na pracinha da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e levará a assinatura do escultor pernambucano Ranilson Viana. Frei Damião viveu em Canafístula por muitos anos, até sua morte.

Religiosidade


O Brasil é um país com uma diversidade religiosa incrível e os santuários espalhados pelo país revelam o grande potencial do turismo religioso.

O turismo religioso é um segmento de turismo e lazer relacionado ao deslocamento de pessoas por motivos religiosos, seja na visita de um determinado local, seja para a participação de eventos como, por exemplo, as peregrinações.

A atividade está presente em todo o mundo, uma vez que há locais santos e celebrações de fé em todos os continentes — o que dá a oportunidade para apostar em diversos roteiros diferentes.