Turismo
Brasil participa de reunião de ministros do Turismo do Mercosul
Encontro aconteceu no Paraguai e reuniu representantes de cinco países para debaterem a promoção turística no cenário pós-pandemia
Brasil e países da América do Sul puderam estreitar relações para atuação pela promoção turística e pela reativação do turismo no cenário pós-pandemia em dois eventos que reuniram representantes de países do Mercosul. A 70ª Reunião Especializada de Turismo do Mercosul (RET) e a 26ª Reunião de ministros do Turismo do Mercosul aconteceram na terça e quarta-feira (21 e 22 de junho), no Paraguai, e foram espaço para diálogo e troca de experiências entre as nações.
Participam do encontro representantes da Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia, além do Brasil, representado pelo secretário nacional de Atração de Investimentos do MTur, Heitor Kadri, e pelo coordenador-geral de Relações Multilaterais, Gustavo Sousa. O ministro do Turismo, Carlos Brito, enviou um vídeo de saudação, no qual ressaltou a importância da união entre os países para ampliação do fluxo de turistas.
“Como ministro do Turismo do Brasil, reforço o nosso interesse em garantir que tenhamos uma integração cada vez maior entre nossos países, permitindo o aumento do fluxo de turistas em toda a região, mas também de viajantes de longa distância. Antes da pandemia, dos 6,5 milhões de visitantes internacionais que vinham anualmente ao Brasil, 2,3 milhões eram argentinos e paraguaios, por exemplo. Acredito que esse potencial no âmbito do Mercosul pode ser ainda maior”, afirmou.
Entre os assuntos debatidos na pauta estiveram temas de interesse conjunto entre os membros, como a promoção turística dos países; o Caminho dos Jesuítas na América do Sul (um multidestino que une cinco países e transmite o legado jesuítico a nível internacional); o Turismo de Natureza; o Corredor Bioceânico além dos Protocolos de Biosseguridade. As delegações puderam realizar intervenções a respeito dos temas e levantar demais assuntos, como sustentabilidade e governança conjunta.
PONTE BRASIL/PARAGUAI
O ministro Carlos Brito ainda ressaltou a importância da criação de uma ponte ligando Brasil e Paraguai para permitir o desenvolvimento integrado do turismo entre os países. “Além da melhoria da conectividade, a ponte permitirá que possamos criar, desenvolver e promover destinos integrados que possibilitem que turistas de grandes distâncias aproveitem a viagem para conhecer as belezas de nossos países, de forma integrada. Temos muito a oferecer e acredito que o trabalho em conjunto é a chave para o nosso sucesso”, enfatizou o líder da Pasta brasileira.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial