Turismo

Calendário do MTur lista 80 eventos gastronômicos no país até o fim do ano

Festivais, festas, feiras e exposições reúnem grandes atrações culinárias brasileiras e reforçam a movimentação de visitantes nos destinos nacionais

Por André Martins / MTur 08/06/2022 18h22
Calendário do MTur lista 80 eventos gastronômicos no país até o fim do ano
Eventos gastronômicos são opções para visitantes em vários destinos nacionais - Foto: Rogério Cassimiro / MTur Destinos

Avariada gastronomia brasileira representa um grande fator de atração de visitantes aos destinos nacionais. E o que dizer quando, além de conhecer as riquezas naturais e culturais do país, é possível participar de festivais, festas, feiras e exposições que reúnem o melhor da culinária regional? Pensando nisso, o Ministério do Turismo disponibiliza o Calendário Nacional de Eventos, que, até o fim do ano, lista um total de 80 realizações desse tipo Brasil afora. (Acesse AQUI)

Entre 17 e 19 de junho, por exemplo, Paraty (RJ), declarada Patrimônio Mundial natural e cultural e escolhida como Cidade Criativa da gastronomia pela Unesco, promove o Festival do Camarão. No período, logo após o feriado de Corpus Christi (20.06), pratos à base da iguaria serão servidos em barracas montadas na Ilha do Araújo. O festival, que simboliza o fim do defeso do animal - quando a sua pesca é proibida -, também permite conferir peças artesanais produzidas por caiçaras locais.

O crustáceo também é a estrela da Festa do Camarão de Natal, capital do Rio Grande do Norte. De 4 a 28 de agosto, o evento, organizado pela seção local da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, conta com a participação de estabelecimentos filiados à entidade. A festa busca movimentar o turismo potiguar durante uma época considerada de baixa estação na cidade, conhecida por atrativos como a Praia de Ponta Negra e as dunas de Genipabu.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, frisa a importância da gastronomia para a circulação de visitantes pelo país e a consequente geração de divisas, emprego e renda. “A nossa rica culinária, cultuada em todo o mundo, é aprovada por visitantes brasileiros e estrangeiros, ajudando a despertar e cativar o interesse pelos nossos destinos. Por isso mesmo, o fomento ao turismo gastronômico é uma das nossas prioridades”, ressalta, lembrando que, em março deste ano, o MTur lançou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico.

Em setembro, é a vez de Taquaruçu (TO) promover o seu Festival Gastronômico. Entre os dias 7 e 11, o distrito, situado a 32 quilômetros de Palmas, capital do estado, e cenário de inúmeras cachoeiras, trilhas, grutas, córregos e mirantes, oferece pratos recheados de ingredientes típicos. A lista de opções engloba a carne levada ao sol com temperos locais, peixes e tubérculos, todos eles utilizados nas refeições rotineiras dos moradores.

SUL E CENTRO-OESTE

Setembro também marca a realização do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado (RS), na Serra Gaúcha. O evento, entre os dias 8 e 20, reúne grandes personalidades da culinária nacional e internacional e oferece degustações, oficinas, workshops, shows musicais e peças teatrais. A experiência proporciona uma imersão cultural e gastronômica, com direito a vinhos e espumantes regionais no cardápio.

Outra opção fica por conta da Noite Pantaneira na cidade de Miranda, no Mato Grosso do Sul, destino de pescadores de todo o Brasil e, também, estrangeiros. Trata-se de uma festa típica do Pantanal, organizada pela Pousada Pioneiro, que envolve culinária regional, música e apresentações culturais repletas de tradições e costumes da região pantaneira. O evento, realizado em dias específicos de cada mês desde janeiro, segue até outubro.

CALENDÁRIO

Além da gastronomia, o Calendário Nacional de Eventos do MTur reúne realizações em categorias como arte, cultura, folclore, religião, rural e esporte, favorecendo o planejamento de viagens por visitantes. Municípios que desejem divulgar seus eventos locais e regionais podem cadastrá-los no sistema. (Acesse AQUI). A inscrição exige que o interessado acesse o site e inclua os dados necessários, que são avaliados e aprovados pelo órgão.

TURISMO GASTRONÔMICO

O fomento ao setor no país é o objetivo do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, lançado em março deste ano pelo MTur na cidade de Paraty (RJ). A iniciativa, promovida em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e especialistas em turismo gastronômico de todo o país, busca desenvolver o segmento e consolidar a vocação do Brasil como destino de excelência. (Saiba mais AQUI)