Turismo

Ministério do Turismo leva Cadastur para 27ª edição da BNT Mercosul

Além do cadastro nacional, Pasta apresentou os serviços de tecnologia em parceria com o Serpro para impulsionar o setor

Por Victor Maciel / MTur 28/05/2022 22h00
Ministério do Turismo leva Cadastur para 27ª edição da BNT Mercosul
Feira aconteceu em Itajaí (SC) - Foto: Divulgação BNT

O Ministério do Turismo participou da 27ª edição da BTN Mercosul, um dos maiores eventos do setor no país. Neste ano, a Pasta apresentou informações sobre o Cadastur para o público do evento, além dos serviços ofertados pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). A empresa pública vem expondo ferramentas digitais e recursos de tecnologia para empreendimentos do setor do turismo com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento tecnológico com dados e serviços do próprio governo.

Durante a feira, os visitantes puderam saber as vantagens e oportunidades que os trabalhadores do setor têm ao se cadastrar no Cadastur. Entre elas, o acesso a financiamentos; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur. Um dos programas exclusivos para prestadores regulares no Cadastur é o Selo "Turismo Responsável, Limpo e Seguro", que já conta com a adesão de mais de 31 mil estabelecimentos e guias de turismo de todo o país.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, ressaltou a importância do Cadastur para os profissionais do setor. “Esse cadastro é uma importante ferramenta que contribui para a segurança dos turistas ao contratar serviços regularizados e, ainda, concede benefícios aos cadastrados, como financiamentos e cursos de qualificação exclusivos. A regularização é o caminho para uma recuperação sustentável do turismo no nosso país”, destacou.

O registro no Cadastur é obrigatório para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. 

Também podem se cadastrar, de maneira opcional, as seguintes atividades: casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.