Turismo
Natal (RN) recebe oficinas do projeto 'Brasil, essa é a nossa praia' do MTur
Encontros fazem parte do processo de elaboração do Plano de Gestão Integrada da orla da capital potiguar
Natal (RN) foi palco nesta semana de oficinas do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” do Ministério do Turismo, que busca aprimorar a gestão de orlas marítimas no país. Os encontros, que contaram com a presença de técnicos do órgão e da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), visam à elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla da capital potiguar. Também participaram representantes da Prefeitura Municipal, do setor privado e da sociedade civil.
As oficinas abordaram o diagnóstico de desafios e potenciais de três regiões da cidade: a Praia da Redinha; as praias de Areia Preta, dos Artistas, do Forte e do Meio e a Praia de Ponta Negra e a Via Costeira do município. O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orienta a implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas de sustentabilidade.
O ministro do Turismo, Carlos Brito, defende a união de esforços entre os vários atores envolvidos com a temática. “As orlas do país representam grandes atrativos turísticos e devem ser adequadamente trabalhadas para reforçar a atração de visitantes e investimentos. Isso inclui ouvir todos os segmentos ligados ao setor, a fim de que tenhamos um processo cada vez mais colaborativo e com importantes reflexos no desenvolvimento do turismo nacional”, aponta.
O processo colaborativo de construção do Plano de Gestão Integrada da Orla de Natal ainda vai ser tratado durante uma nova fase de oficinas do tipo promovidas no município, marcadas para o período de 05 a 08 de julho deste ano. Já no dia 22 de agosto é prevista a organização de uma audiência pública a respeito do assunto na cidade, quando haverá a aprovação do PGI e a posterior validação do texto por parte do Conselho Municipal de Turismo.
O projeto “Brasil, essa é a nossa praia!” apoia 10 cidades do país na formalização de planos de gestão integrada com vistas à adesão ao Projeto Orla do governo federal. Além de Natal, a iniciativa engloba Angra dos Reis (RJ), Cabo Frio (RJ), Paraty (RJ), Vila Velha (ES), Cruz (CE), Barreirinhas (MA), São Sebastião (SP), Imbé (RS) e Salvador (BA). As próximas oficinas, já realizadas em Angra e Vila Velha, ocorrerão no município de Barreirinhas (MA), de 30 de maio a 03 de junho.
PROJETO ORLA
Coordenado pelos ministérios do Turismo, da Economia, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, o projeto tem como objetivo contribuir para a aplicação de diretrizes de disciplinamento de uso e ocupação dos locais. Os planos de gestão integrada englobam ações que visam a mitigar danos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável, favorecendo a melhoria de serviços de infraestrutura e o fluxo turístico, entre outros benefícios.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas