Turismo

Pilar, consolidado com turismo religioso, quer entrar no roteiro nacional

Por Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 21/05/2022 09h05 - Atualizado em 21/05/2022 16h42
Pilar, consolidado com turismo religioso, quer entrar no roteiro nacional
Monte do Santo Cruzeiro, de onde se avista toda a beleza da cidade - Foto: Divulgação

Depois de conhecer um pouco mais sobre os seis novos municípios alagoanos que passaram a fazer parte da edição 2022 do Mapa do Turismo Brasileiro; Atalaia, Belo Monte, Maribondo, Murici, Pariconha e São Miguel dos Campos, nossos próximos destinos serão os 11 municípios, que com a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas ganharam o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconheceu destinos ao redor do mundo que implantaram protocolos sanitários em padrão mundial. No total, onze municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional, Delmiro Gouveia, Japaratinga, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Passo de Camaragibe, Roteiro, Penedo, Piranhas, Porto de Pedras e Pilar, na região metropolitana.

E é exatamente Pilar nosso primeiro destino. O município já reconhecido pelo turismo religioso, tendo no monte do Santo Cruzeiro, Mirante de onde se avista toda a parte baixa da cidade e a orla lagunar margeada pela belíssima Lagoa Manguaba, que foi construído pelos Jesuítas em 1918 e se tornou, ao longo dos anos, no local santo para os católicos pagarem suas promessas e realizarem suas peregrinações. Ainda na temática religiosa, a cidade tem ainda duas atrações que merecem uma visita: Igreja do Rosário, foi a primeira capela, onde deu origem a cidade, inaugurada em 1800, onde existia o Engenho Velho e a Vila de Pescadores e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, igreja matriz que foi idealizada pelo Frei Caetano de Messina e inaugurada em 1879. É nela que se pode encontrar a imagem de Nossa Senhora do Pilar, Padroeira da cidade.

Cultura

Em termos de atrativos culturais, a Casa da Cultura e Museu Arthur Ramos, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1988, local que preserva a memória e a história de Pilar, foi a casa onde nasceu o filho ilustre Arthur Ramos e onde viveu toda a família Ramos. Recuperada recentemente pela prefeitura, abriga exposições fotográficas, objetos de época, livros e fatos históricos, sendo parada obrigatória para os turistas que visitam a cidade. Para se inteirar um pouco mais sobre a história, merece uma visita ao Sitio Bonga, pertencente à Família Alves Pinho, foi neste local que se registrou oficialmente “A Última Pena de Morte do Brasil” em 28 de abril de 1876, quando foi enforcado o escravo Francisco.

Já na parte de atrativos naturais, a orla lagunar, margeada pela Lagoa Manguaba, cartão-postal do município, é o local onde você pode saborear a famosa peixada do “Bagre do Pilar” ou outras delícias da culinária. É também na orla que são realizadas as grandes festas e festivais. Já na Fazenda São Pedro, que fica na BR 316, no sentido Pilar/Atalaia, é uma Reserva Ecológica Particular do Patrimônio Natural com passeios pelas trilhas e banhos pelas bicas.

E para entrar de vez na rota do turismo e agregar mais valor as atrações já existentes, Pilar, que está localizado dentro do Roteiro Lagoas e Mares do Sul, será o primeiro município alagoano a ter seu teleférico, que será instalado no bairro do Santo Cruzeiro na Chã do Pilar e vai ligar a parte alta do município com a parte baixa, já na orla lagunar. A prefeitura anunciou que serão investidos 9 milhões de reais no equipamento, que vai fomentar o turismo e gerar emprego e renda não só para os pilarense, mas para toda a região. Além disso, o município terá também o maior Cristo do mundo, um parque aquático e um kartódromo internacional, com o objetivo de realização de provas internacionais.