Turismo

Setor de turismo mantém crescimento em todo o Brasil no pós-pandemia

Por Claudio Bulgarelli com Tribuna Independente 13/05/2022 07h21 - Atualizado em 13/05/2022 14h28
Setor de turismo mantém crescimento em todo o Brasil no pós-pandemia
IBGE aponta uma elevação de 17,8% no faturamento global da indústria turística brasileira em abril - Foto: Divulgação

O turismo brasileiro no pós-pandemia continua apresentando números positivos, apesar de ter sido um dos setores mais afetados pelas restrições econômicas adotadas na esteira da pandemia de Covid-19. Em compensação está sendo um dos segmentos que mais rapidamente tem reagido à gradual retomada da normalidade, situação que pode ser verificada desde meados do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), o faturamento do setor chegou a R$ 869 milhões em março, apenas 2% inferior ao de três anos antes. Já em 2021, o segmento acumulara receita da ordem de R$ 4,3 bilhões, significativos 18% superior à do ano anterior. Por sua vez, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) divulgou que o faturamento do setor no ano passado superou em 37% o de 2020. E o IBGE aponta uma elevação de 17,8% no faturamento global da indústria turística brasileira em abril.

DIFICULDADES ECONÔMICAS

Segundo todas estas entidades, apesar das despesas com viagens e lazer serem as primeiras a serem cortadas em momentos de dificuldades econômicas, a demanda pelo turismo, no entanto, não desaparece. Segundo a ABAV, por exemplo, tão logo pessoas e empresas recuperem um mínimo de previsibilidade financeira, ressurge a vontade e a necessidade profissional por viagens.

Os destaques couberam aos setores de hospedagem, com 53,3% de crescimento e de alimentação, com 13,4%. Vale ressaltar, também, o recorde histórico de visitação aos parques nacionais, com quase sete milhões de visitas em 2021, um aumento de 56% em um ano. Por outro lado, dados da Embratur também mostram um bom panorama no turismo internacional, com a chegada de mais de 530 mil visitantes estrangeiros só no primeiro bimestre de 2022.

Esses números, segundo as entidades, seguem uma demanda de que o turismo pode se tornar mais individual e personalizado, atingindo nichos específicos, até então secundários, como, por exemplo, o turismo de experiência, com destaque para o contato com a natureza e novos atrativos culturais e humanos.