Turismo
Mais de 1,3 milhão de pessoas devem viajar pelos principais aeroportos do país nesta Páscoa
Retorno dos grandes eventos impulsiona o turismo nacional; setor rodoviário também prevê alta para o período
A Páscoa de 2022 promete ser um dos feriados mais movimentados do ano. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo aponta que mais de 1,3 milhão de passageiros deve passar pelos principais aeroportos do país entre os dias 14 e 18 de abril. O Aeroporto Internacional de Guarulhos, no estado de São Paulo, deve ter o fluxo mais intenso, com 330 mil viajantes.
Para o ministro do Turismo, Carlos Brito, o retorno dos grandes eventos está sendo decisivo para impulsionar o turismo no país. “A retomada do turismo, com o retorno dos grandes eventos, com certeza, contribuiu para esta grande movimentação. A Páscoa está sendo o marco desta retomada, com mais de 50 eventos previstos para acontecer, segundo o Calendário Nacional de Eventos do MTur, e mais de 700 previstos para até o final do ano”, destacou.
Os 18 aeroportos da Rede Infraero devem receber 451 mil passageiros entre os dias 14 e 18 de abril. O número é 224% maior em relação ao movimento do ano passado, quando 139 mil pessoas embarcaram e desembarcaram nos terminais da empresa no feriado da Páscoa. A expectativa é de que os dias mais movimentados sejam a quinta-feira (14/04), com 106 mil passageiros, e a segunda-feira (18/04), com 102 mil passageiros.
Entre os terminais da Rede, Congonhas (SP) tem a expectativa de receber mais de 225 mil passageiros, número quase cinco vezes maior do que o registrado no mesmo feriado do ano passado. O aeroporto de Santos Dumont (RJ) também terá aumento, com mais de 141 mil passageiros, mais do que o dobro do feriado de Semana Santa de 2021.
Já a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, estima que 154 mil passageiros circulem pelo terminal. A expectativa é de um movimento 138% maior que 2021, porém ainda 32% menor que 2019. Os dias com maior concentração de voos serão nesta quinta-feira (14.04) e na segunda-feira (18.04), com a estimativa de circulação de cerca de 32 mil passageiros por dia. Os destinos nacionais mais procurados partindo de Brasília são: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belo Horizonte.
O aeroporto de Fortaleza (CE), por sua vez, espera 60 mil viajantes, o Galeão (RJ) deve receber 77.583 passageiros, e o Aeroporto Internacional de Viracopos (SP) o total de 148,7 mil passageiros. Entre os destinos mais procurados do terminal paulista estão as capitais do Nordeste e do Norte, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória e cidades do interior de São Paulo.
Em Minas Gerais, a principal porta de entrada da capital mineira, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, deve contar com 130 mil passageiros no feriado e, durante todo o mês de abril, a previsão é que cerca de 745 mil pessoas circulem pelo terminal mineiro, 5% a mais em relação a março deste ano.
Uma pesquisa realizada pela MaxMilhas confirma a expectativa positiva para o período. Os dados do site de viagens apontam que o número de passageiros que vão viajar na Semana Santa cresceu 41% em relação a 2021. O número pode ser ainda maior levando em consideração aqueles que deixaram para viajar de última hora.
VIA TERRESTRE
Por terra o fluxo turístico também promete ser intenso no Brasil. Um levantamento da ClickBus revela que as buscas por passagens rodoviárias entre os dias 14 e 15 de abril estão 190% superiores às registradas para o mesmo período de 2021. Os destinos mais procurados segundo a plataforma são Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Cabo Frio, Paraty, Campinas, Florianópolis, Salvador e Balneário Camboriú.
A Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), por sua vez, espera expansão de 15% no movimento de abril em relação a março.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas