Turismo

MTur participa de debate no Senado sobre desafios e perspectivas dos cruzeiros

Audiência virtual reuniu gestores públicos e privados do turismo, que abordaram ações adotadas para permitir a retomada do mercado e ampliar o seu desenvolvimento no Brasil

Por André Martins com MTur 05/04/2022 16h26
MTur participa de debate no Senado sobre desafios e perspectivas dos cruzeiros
Audiência do Senado debate perspectivas para o setor de cruzeiros - Foto: Reprodução

Os impactos, os desafios e as perspectivas do setor de cruzeiros no Brasil em meio à pandemia foram assuntos, na segunda-feira (4), de novo encontro híbrido da série de debates sobre turismo promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal. Na ocasião, gestores públicos e privados citaram medidas voltadas à retomada segura de atividades e ações que permitam ampliar o mercado (Assista ou reveja AQUI)

O ministro do Turismo, Carlos Brito, elogiou a iniciativa do Senado - idealizada pelo presidente da CDR, Fernando Collor - e garantiu empenho para consolidar os cruzeiros na pauta econômica do país. “Esse setor conta com apoio incondicional do governo Bolsonaro. Desde o início da atual gestão, trabalhamos para que os cruzeiros tenham no Brasil um de seus maiores mercados mundiais, até pelo enorme potencial que temos para o turismo náutico”, frisa.

Durante a reunião, a secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Débora Gonçalves, destacou providências no sentido de fomentar o setor, como a reformulação da Política Marítima Nacional. “O turismo náutico nunca foi tão levado a sério no Ministério do Turismo. Precisamos ter regulamentações claras, que ajudem a trazer cruzeiros para o Brasil não só na temporada, mas durante todo o ano”, sustentou.

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Alex Campos, também presente ao debate, ressaltou que a pandemia deixou um importante aprendizado quanto à definição de protocolos sanitários na área. “A gente provou que é possível, a depender de um cenário epidemiológico menos crítico e da ampliação da vacinação, ter protocolos que viabilizem a atividade. Então, nós continuaremos atentos aos aperfeiçoamentos dos protocolos”, comentou.

A audiência reuniu, ainda, o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, que elogiou o empenho do governo federal e da Anvisa pela retomada das atividades. “O setor náutico e de navios de cruzeiro tem tido muita atenção do Ministério do Turismo, inclusive do presidente Bolsonaro, e tenho certeza de que a gente vai conseguir retribuir com investimentos no futuro aqui no Brasil”, apontou.

Desde 5 de março deste ano, após a reavaliação do cenário epidemiológico da Covid-19 no país, o Ministério da Saúde autorizou a continuidade da temporada de cruzeiros no Brasil. Até 18 de abril, quatro navios percorrerão 19 roteiros nacionais, que vão passar por oito destinos dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre eles, Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Ilha Grande e Búzios.

ESFORÇOS

Também presente ao debate virtual, a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió (AL), Patrícia Mourão, celebrou a união de esforços pela manutenção da temporada de cruzeiros no país. “Houve um grande diálogo entre os municípios, os estados, a Clia, o Ministério do Turismo - que se empenhou muitíssimo nessa retomada -, o Ministério da Saúde e a Anvisa. A gente conseguiu, juntos, equacionar todas as dificuldades”, celebrou.

Já o senador Fernando Collor defendeu o empenho para que o Brasil avance ainda mais no setor. “Diante do seu imenso potencial de crescimento, o setor merece nossa atenção especial e apoio decidido nesse momento de retomada da economia brasileira. A hora agora é de trabalho”, frisou o parlamentar, que comemorou a recente inauguração do novo Terminal de Passageiros do Porto de Maceió (AL), fruto de um investimento federal de R$ 5,7 milhões.

SUPORTE

No início de março, o MTur lançou um pacote de ações para reforçar o turismo náutico. As medidas incluem a isenção de tributos sobre a importação de barcos à vela; o reconhecimento da profissão de condutor de turismo náutico e a oferta de um curso de capacitação a estes profissionais, em parceria com a Marinha do Brasil, além de estudos destinados à construção de rampas, píeres e marinas públicas, entre outras. (Conheça mais AQUI)