Turismo

MTur e LabTrans mapeiam infraestrutura de transportes da região Norte

Sete rotas turísticas estratégicas foram analisadas do ponto de vista da infraestrutura de transportes

Por Vanessa Castro com MTur 24/03/2022 18h17
MTur e LabTrans mapeiam infraestrutura de transportes da região Norte
Orla de Santarém, Pará - Foto: Tiago Silveira / MTur

O Ministério do Turismo e o Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC), realizaram um diagnóstico das infraestruturas de transportes existentes nas sete rotas turísticas estratégicas da região Norte do país, contempladas no programa Investe Turismo. O mapeamento abordou os modos de transporte das rotas Manaus e Polo Amazônico; Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão; Palmas e Jalapão; Boa Vista e Monte Roraima; Macapá; Rio Branco; e Porto Velho e Guajará-Mirim.

“A iniciativa se relaciona com as ações promovidas pelo Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (Fórum MOB-Tur). O material possibilitará o planejamento do transporte turístico de passageiros para ofertar melhores condições de deslocamento aos destinos turísticos brasileiros”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Nos municípios que integram as rotas foram levantadas informações como a identificação das cidades pertencentes, de trechos ferroviários, portos organizados com terminais de passageiros, instalações portuárias de turismo e aeroportos. Também foi possível traçar as condições de transporte, incluindo a estrutura existente, integração dos modais e a disponibilidade de informações aos turistas.

Diante disso, foram identificados, no somatório das sete rotas, 92 instalações, incluindo terminais aeroportuários com operação doméstica e internacional, a exemplo do aeroporto de Manaus e de Belém. Do ponto de vista aquaviário, foram mapeados mais de 9 mil quilômetros de vias navegáveis internas nas sete rotas e diversas instalações portuárias, o que evidencia a Região Norte como um destino recomendado para o turismo náutico.

“As potencialidades de cada rota estão diretamente ligadas ao segmento de turismo desenvolvido na região em que está localizada. A Região Norte, por exemplo, está culturalmente familiarizada com o modo aquaviário, mas foi possível, através do diagnóstico, identificar a aptidão da rota para o desenvolvimento da conectividade aérea”, explica a secretária nacional de Atração de Investimentos Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves.

Para ver o relatório na íntegra, clique AQUI.

OUTRAS AÇÕES

Além do estudo, a Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, com o apoio da Coordenação-Geral de Mobilidade e Conectividade Turística, tem desenvolvido ações para a melhoria da conectividade aérea nas Rotas Amazônicas Integradas, a exemplo da realização da 2ª Reunião Extraordinária do Fórum MOB-Tur, ocorrida em 14 de outubro de 2021, voltada aos temas: Turismo na Amazônia Brasileira; Infraestrutura aeroportuária na região amazônica e aspectos regulatórios; e Mercado aéreo e expectativas com a aviação regional na Amazônia Brasileira.

ROTAS

A Rota Manaus e Polo Amazônico é composta pela região turística de Polo Amazônico que abrange os municípios de Manaus, Novo Airão e Presidente Figueiredo, no Estado do Amazonas.

A Rota Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão é composta por cinco municípios, todos dentro do estado de Pará, que fazem parte de três regiões turísticas: Belém, que abrange o município de Belém; Campos do Marajó, que contempla os municípios de Salvaterra e Soure; Baixo Tapajós, que abrange os municípios de Belterra (Flona do Tapajós) e Santarém (e vilas de Alter do Chão e Ponta de Pedras).

A Rota Palmas e Jalapão é composta por quatro municípios, todos dentro do estado de Tocantins, que fazem parte de duas regiões turísticas, sendo: Encantos do Jalapão, com os municípios de Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins; e Serras e Lago, com o município de Palmas.

A Rota Boa Vista e Monte Roraima é composta por dois municípios, ambos dentro do estado de Roraima. A Rota abrange duas regiões turísticas: O Extremo Norte do Brasil, com o município de Pacaraima; e Roraima, a Savana Amazônica, com o município de Boa Vista.

A Rota Macapá é composta pelo município de Macapá, no estado do Amapá, que faz parte da região turística Meio do Mundo.

A Rota Rio Branco é composta pelo município de Rio Branco, no estado do Acre, que faz parte da região turística Conheça Rio Branco.

A Rota Porto Velho e Guajará-Mirim é composta por dois municípios, todos dentro do estado de Rondônia, que fazem parte de uma região turística, sendo: Polo Turístico Madeira Mamoré, que abrange os municípios de Guajará-Mirim e Porto Velho.