Turismo

Marcelo Beltrão planeja ações para potencializar turismo em Coruripe 

Prefeito participou de um encontro com empresários e prefeitos da Região Sul para traçar metas voltados ao desenvolvimento turístico e econômico  

Por Assessoria 15/07/2021 15h01
Marcelo Beltrão planeja ações para potencializar turismo em Coruripe 
Reprodução - Foto: Assessoria

O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, participou de um encontro, na última quarta-feira (14), promovido pelos empresários Gustavo Halbreich e Thereza Collor, com os demais gestores municipais que integram a Instância de Governança Lagoas, Rios e Mares do Sul, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Sebrae para firmar um acordo de cooperação técnica e discutir um planejamento de ações com foco no desenvolvimento do turismo na Região Sul do Estado. O encontro ocorreu na Reserva Pituba, localizada no povoado Poxim, em Coruripe.

O prefeito Marcelo Beltrão destacou que sempre esteve incomodado com a falta de investimentos na região e ressaltou a importância do trabalho integrado entre todos os municípios e os atores envolvidos neste processo para desenvolvimento da região sul.

“Precisamos trabalhar de forma integrada, municípios, Instância de Governança, Sedetur, Sebrae e Conisul [Consórcio Municipal do Sul de Alagoas] para traçar um planejamento, levantar as potencialidades de cada município, e traçar rotas regionais para que o turista conheça e desfrute da região. Vamos levantar os problemas e aí está a importância da participação dos prefeitos traçar as soluções. Precisamos nos organizar e juntos temos forças para buscar investimentos, recursos e fazer com que a nossa Região Sul se desenvolva. E com os investimentos que Dr. Gustavo e Thereza estão realizando aqui em Coruripe, a região sul será um ponto fora da curva em nosso Estado”, contextualizou Marcelo Beltrão.

Durante o encontro, os empresários Gustavo Halbreich e Thereza Collor apresentaram o projeto de um grande empreendimento, localizado no Povoado Poxim, que colocará Coruripe, e a região sul de Alagoas, na rota do turismo de alto padrão do país.

“Nós estamos trabalhando há anos nesse empreendimento e o prefeito Marcelo Beltrão sabe da importância do projeto para o município e para o nosso Estado. Eu sou apaixonada por Alagoas e quero muito fazer parte deste movimento. Nosso empreendimento vai abrir caminho para outros e estamos integrando esta discussão onde o principal ponto é o planejamento e o estudo responsável das potencialidades para que esta região cresça ainda mais”, reforçou a empresária.

Presente ao encontro, o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, apresentou os objetivos para contribuir, diretamente, na estrutura dos municípios.

“O objetivo é qualificar a infraestrutura dos municípios para atrair investimentos e potencializar a atividade turística da região. A ideia é que através desta integração as ações de desenvolvimento contemplem todos os municípios, abrangendo diversos setores econômicos que possam gerar oportunidade de emprego e renda de forma responsável para a população”, expôs Marcius Beltrão.

Ação integrada

Como resultado do encontro, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre todos os atores envolvidos e a participação dos empresários e investidores do empreendimento Reserva Pituba. Cada prefeito vai indicar técnicos para participar do planejamento, que vai contar com uma consultoria especializada para desenvolver um estudo da região, observando as potencialidades de cada município, identificar os problemas e apontar soluções. Este trabalho terá o apoio da Sedetur, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas e das prefeituras do Litoral Sul.

Iniciativa coordenada

Esta mobilização iniciou ainda em 2019 quando o prefeito Marcelo Beltrão era deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa e promoveu uma sessão especial para discutir o desenvolvimento do Turismo na Região Sul. A partir de então, foi formada e formalizada a Instância de Governança Lagoas, Mares e Rios do Sul, uma organização com participação do Poder Público e dos setores privados dos municípios componentes e que têm o papel de coordenar as ações de forma integrada voltadas para o turismo de forma regional.